Xiaomi deixa marcas tradicionais para trás com apenas um único carro
Xiaomi deixa marcas tradicionais para trás com apenas um único carro. Saiba qual sua posição nas vendas e qual o carro a marca lançou.
A Xioami, empresa chinesa que se consolidou no mercado de celulares, alçou novos ares ao lançar o seu primeiro e único carro elétrico: o esportivo SU7. Só que o modelo fez sucesso e já vende mais do que as marcas tradicionais no segmento de eletrificados.
Xiaomi deixa marcas tradicionais para trás com apenas um único carro
Com menos de um ano de atuação, a Xiaomi já conseguiu superar gigantes como Ford, GWM e Honda, conquistando a 24ª posição no ranking global de veículos elétricos.
Também pudera, em apenas 10 minutos de pré-venda o SU7 Ultra vendeu mais de 3 mil unidades. Até o momento já são mais de 70 mil vendas, o que demonstra o potencial da Xiaomi no segmento.
O sedan impressiona por sua performance. São três motores elétricos que juntos geram 1.547 cv de potência. Com isso, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos e atingir 200 km/h em 5,86 segundos.
Desempenho colocado a prova na pista de Nürburgring, Alemanha e o resultado animou bastante. O SU7 Ultra registrou a volta mais rápido de um carro elétrico de quatro portas em 6:46:87, superando o Porsche Taycan — 7:07:55.
O esportivo da Xiaomi ainda conta com baterias da gigante CATL de 93,7 kWh e capacidade de recarga de 10% a 80% em 11 minutos.
Mercado de elétricos cada vez mais competitivo
O mercado de elétricos segue acirrado, com Tela e BYD brigando no topo da liderança global.
Embora a Testa tenha registrado uma leve queda nas vendas ainda lidera com 1,293 milhão de vendas de janeiro a setembro, enquanto a BYD vendeu 1,169 milhão.
Até setembro, a empresa de Elon Musk liderava com 276 mil unidades de 100% elétricos à frente da rival chinesa. No entanto, essa diferença reduziu para 124 mil unidades nos últimos meses.
Isso porque a Tesla caiu (-2,6%) e a BYD cresceu (+11,6%).
A Geely, outra gigante chinesa, também se destaca, subindo 51% no volume de vendas e ocupa a terceira posição no ranking, à frente do Grupo Volkswagen.
Veja o ranking de vendas de janeiro a setembro, de acordo com o levantamento do Car Industry Analysis.
1º TESLA – 1.293.656
2º BYD – 1.169.579
3º GEELY – 507.259
4º VOLKSWAGEN – 506.688
5º SGMW (SAIC-GM-WULLING) – 365.000
6º HYUNDAI – 316.910
7º BMW – 294.054
8º GAC – 260.000
9º STELLANTIS – 207.000
10º MERCEDES – 191.472
11º CHANGAN – 190.000
12º SAIC – 185.000
13º GENERAL MOTORS – 156.000
14º NIO – 149.281
15º CHERY – 126.000
16º LEAPMOTOR – 121.000
17º TOYOTA – 108.287
18º DONGFENG – 105.000
19º XPENG – 98.561
20º FAW – 90.000
21º RENAULT – 81.741
22º BAIC – 80.000
23º NISSAN – 80.000
24º XIAOMI – 69.790
25º FORD – 68.000
26º TATA – 65.180
27º GWM – 47.166
28º VINFAST – 44.260
29º RIVIAN – 37.396
30º HONDA – 30.000
31º HOZON (NETA) – 27.500
32º SERES – 19.000
33º TOGG – 17.049
34º JAC – 15.000
35º SUBARU – 13.500
36º KGM – 12.662
37º LI AUTO – 8.541
38º LUCID – 7.142
39º MAHINDRA – 6.500
40º MITSUBISHI – 4.000
41º MAZDA – 4.000
42º ZHIDO – 3.260
Leia também:
Carro da Xioami é sucesso entre endinheirados e vende feito água em pouco tempo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.