Xiaomi Auto supera 500 mil entregas em 19 meses de operação

Xiaomi Auto supera 500 mil entregas, bate meta anual antecipadamente e se consolida entre líderes do mercado de veículos elétricos, com destaque para SU7 e YU7.

A Xiaomi Auto segue em uma trajetória acelerada no mercado de veículos elétricos. Desde que iniciou oficialmente as entregas em 3 de abril de 2024, a montadora já colocou mais de 500 mil unidades nas mãos dos consumidores, conforme divulgado no perfil oficial da empresa no Weibo. Só em novembro, foram mais de 40 mil veículos entregues, impulsionando o acumulado de 2025 para além da meta inicial de 350 mil unidades.

Xiaomi Auto supera 500 mil entregas em 19 meses de operação

A expansão teve início com o sedã SU7, apresentado em março de 2024 e produzido na fábrica da Fase 1, que opera em regime de dois turnos. O portfólio cresceu rapidamente com a chegada do crossover 100% elétrico YU7, lançado em junho do mesmo ano e fabricado na unidade da Fase 2. O modelo disputa diretamente espaço com o Tesla Model Y, reforçando a estratégia da marca de entrar agressivamente no segmento de SUVs elétricos.

Com capacidade produtiva acima de 350 mil carros por ano, a Xiaomi Auto conseguiu aliviar os longos prazos de espera que marcaram o início das vendas. Antes, compradores do YU7 chegavam a aguardar mais de um ano; agora, o prazo foi reduzido para cerca de 32 a 38 semanas. Já o SU7 varia entre 6 e 31 semanas, enquanto o esportivo SU7 Ultra pode ser entregue em até 9 semanas.

Xiaomi Auto supera 500 mil entregas em 19 meses de operação – Foto: Divulgação

O veículo de número 500.000 foi um YU7 Max na cor Verde Esmeralda, equipado com pacote de fibra de carbono, rodas de 20 polegadas e freios com pinças amarelas de quatro pistões. Avaliado em aproximadamente 362.900 yuans (cerca de US$ 51 mil), o modelo conta com tração integral, potência de 681 cv, autonomia de 760 km e dimensões de 4999/1996/1600 mm.

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Superando a Tesla

Os números de mercado confirmam a força da Xiaomi no setor de nova energia. Em outubro de 2025, a marca registrou 48.654 vendas no varejo, enquanto o YU7 atingiu 33.662 unidades no atacado — superando pela primeira vez o Tesla Model Y no mercado doméstico.

As vendas acumuladas do SUV já passam de 70 mil unidades, consolidando-o entre os modelos médios mais procurados da China. Especialistas atribuem o sucesso à integração entre software proprietário, eletrônica avançada e ao apelo tecnológico junto ao público jovem.

O desempenho também se reflete nos resultados financeiros. No terceiro trimestre de 2025, o Grupo Xiaomi reportou receita de 113,1 bilhões de yuans, alta de 22,3% ano a ano, além de um lucro líquido ajustado de 11,3 bilhões de yuans, uma forte expansão de 80,9%. Os negócios ligados a veículos inteligentes, IA e inovação somaram 29 bilhões de yuans no período.

O investimento em P&D chegou a 9,1 bilhões de yuans no trimestre e deve ultrapassar 30 bilhões até o fim do ano.

De olho no futuro, a Xiaomi Auto revisou sua meta para 2025, agora mirando mais de 400 mil unidades entregues. A empresa também prepara sua internacionalização: as vendas fora da China devem começar em 2027, com foco inicial na Europa. Um teste de dois dias do SU7 Ultra na Alemanha já faz parte desses preparativos.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.