Wrangler terá edição especial em homenagem aos 75 anos da Jeep
A Jeep acaba de completar 75 anos. Sua história começou em 1941, quando o exército dos Estados Unidos assinou um contrato com a Willys-Overland. A montadora seria a responsável por fornecer um novo modelo de veículo leve de reconhecimento usado pelas tropas norte-americanas – que ficou conhecido como Jeep. Posteriormente, o 4×4 passou a ser vendido ao público comum.
Para comemorar a data, a empresa está criando uma versão especial do Wrangler. Batizado Wrangler 75th Salute, ele terá as características exclusivas e que traduzem as raízes militares da marca. Por enquanto, o que se sabe é que o modelo terá rodas de 16 polegadas, motor 3.6 Pentastar V6 com câmbio manual de seis marchas, ganchos de reboque e placas especiais.
Um pouco de história
O primeiro Jeep produzido para o exército americano foi desenhado e criado em apenas 49 dias. Depois, ele foi aperfeiçoado e passou a se chamar Willys MB (M de militar e B por ser o segundo projeto), e acabou sendo usado na segunda Guerra Mundial. Ao todo, 645 mil unidades foram fabricadas entre 1941 e 1945.
O primeiro modelo civil foi o CJ-2A, lançado em 1945. Ele tinha faróis maiores e nove fendas frontais. O Willys Wagon, que começou a aparecer em 1946, foi o primeiro SUV 4×4 da história. Ele também é considerado o primeiro SUV com a carroceria feita inteiramente de aço. Mas o carro mais popular foi o CJ-5, que vendeu mais de 600 mil unidades entre as décadas de 1950 e 1980 e foi produzido até no Brasil.
Os modelos nacionais era fabricados pela Willys-Overland do Brasil. Antes disso, os veículos da marca eram vendidos por concessionárias importadoras.