W Series vai ter estreia de brasileira e retorno da campeã no grid de 2020
A segunda temporada da W Series vai ser especial para o automobilismo brasileiro. Aos 21 anos, Bruna Tomaselli, pilota nascida em Santa Catarina...
A segunda temporada da W Series vai ser especial para o automobilismo brasileiro. Aos 21 anos, Bruna Tomaselli, pilota nascida em Santa Catarina, será a representante do País na categoria. Ela foi uma das 18 competidoras selecionadas para o grid de 2020, o que vai representar a estreia do Brasil na competição. Campeã de 2019, a britânica Jamie Chadwick também estará no próximo ano.
W Series: grid 2020
Ao todo, 18 pilotas já estão garantidas para a segunda temporada. Isso inclui as 12 melhores colocadas do campeonato de 2019. Para as seis vagas restantes, a categoria organizou uma seletiva em setembro. Realizada no autódromo de Almería, na Espanha, os três dias de testes selecionaram, além da Bruna, as seguintes competidoras: Belen Garcia, Nerea Marti, Abbie Eaton, Ayla Agren e Irina Sidorkova.
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Abaixo, confira os 18 nomes já confirmados para a W Series 2020. Outras duas pilotas devem ser anunciadas nos próximos meses.
Pilota | País | Idade | Posição na W Series 2019 |
Jamie Chadwick | Inglaterra | 21 | 1º |
Beitske Visser | Holanda | 24 | 2º |
Alice Powell | Inglaterra | 26 | 3º |
Marta Garcia | Espanha | 19 | 4º |
Emma Kimilainen | Finlândia | 30 | 5º |
Fabienne Wohlwend | Liechtenstein | 21 | 6º |
Miki Koyama | Japão | 21 | 7º |
Sarah Moore | Inglaterra | 25 | 8º |
Vicky Piria | Itália | 25 | 9º |
Tasmin Pepper | África do Sul | 29 | 10º |
Jessica Hawkins | Inglaterra | 24 | 11º |
Sabre Cook | Estados Unidos | 24 | 12º |
Ayla Agren | Noruega | 25 | Estreante |
Abbie Eaton | Inglaterra | 27 | Estreante |
Belen Garcia | Espanha | 20 | Estreante |
Nerea Marti | Espanha | 17 | Estreante |
Irina Sidorkova | Rússia | 16 | Estreante |
Bruna Tomaselli | Brasil | 21 | Estreante |
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E já que o assunto é sobre automobilismo, relembre alguns patrocínios inusitados do esporte a motor.
- Relembre patrocínios bizarros da Fórmula 1 – Entre 1976 e 1977 a equipe Hesketh Racing exibiu em seus carros a garota que era símbolo da revista Penthouse, concorrente da Playboy nos Estados Unidos e Inglaterra |Foto: Ben Sutherland on Visualhunt.com / CC BY
- Entre 1976 e 1977 a equipe Hesketh Racing exibiu em seus carros a garota que era símbolo da revista Penthouse, concorrente da Playboy nos Estados Unidos e Inglaterra |Foto: Lav Ulv on Visualhunt / CC BY
- Por mais que Durex seja associado à fita adesiva no Brasil, a marca é mais conhecida no exterior pela fabricação de preservativos, tendo patrocinado a Surtess em 1976 |Foto: Gillfoto on Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Por mais que Durex seja associado à fita adesiva no Brasil, a marca é mais conhecida no exterior pela fabricação de preservativos, tendo patrocinado a Surtess em 1976 |Foto: Dave Hamster on VisualHunt.com / CC BY
- A equipe Merzario teve uma grande ideia em 1979 e fechou o patrocínio com uma funerária. Isso em uma das épocas mais perigosas da F1|Foto: Reprodução/Pinterest
- Em 1981, Slim Borgudd, baterista da banda ABBA, conseguiu uma vaga de piloto na equipe ATS. Por conta disso, estampou o nome do conjunto na lataria de seu bólido |Foto: Reprodução/Pinterest
- Em 1981, Slim Borgudd, baterista da banda ABBA, conseguiu uma vaga de piloto na equipe ATS. Por conta disso, estampou o nome do conjunto na lataria de seu bólido|Foto: Reprodução/Pinterest
- A Fórmula 1 visitou o leste europeu pela primeira vez apenas em 1986, para o primeiro GP da Hungria. Na época, a equipe Zakspeed era patrocinada pela West, que nada mais é que oeste em inglês. Como homenagem, a marca escreveu East (leste) em um dos carros da equipe |Foto: DonDahlmann on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- No começo dos anos 1990, a Sega lançou seu principal mascote, o Sonic. Por ser o ouriço mais rápido do mundo, nada mais justo que colocá-lo para “acelerar” o melhor carro da época, o Williams FW15C de 1993, que deu o quarto título mundial para Alain Prost| Foto: Karting Nord on Visualhunt / CC BY-SA
- No começo dos anos 1990, a Sega lançou seu principal mascote, o Sonic. Por ser o ouriço mais rápido do mundo, nada mais justo que colocá-lo para “acelerar” o melhor carro da época, o Williams FW15C de 1993, que deu o quarto título mundial para Alain Prost||Foto: Karting Nord on VisualHunt.com / CC BY-SA
- A Simtek foi uma equipe pequena que durou pouco, mas que ficou marcada pela morte de Roland Ratzenberger no GP de Ímola de 1994. Porém, a escuderia também teve alguns patrocínios diferentes. O restaurante Fogo de Chão exibiu sua marca na asa traseira durante o GP Brasil. Tudo para bancar a comida da equipe. Já a saudosa MTV era a principal patrocinadora do time |Foto: Karting Nord on Visualhunt / CC BY-SA
- A Simtek foi uma equipe pequena que durou pouco, mas que ficou marcada pela morte de Roland Ratzenberger no GP de Ímola de 1994. Porém, a escuderia também teve alguns patrocínios diferentes. O restaurante Fogo de Chão exibiu sua marca na asa traseira durante o GP Brasil. Tudo para bancar a comida da equipe. Já a saudosa MTV era a principal patrocinadora do time |Foto: Karting Nord on Visual Hunt / CC BY-SA
- Já distante de seu passado vitorioso, a Tyrrel exibiu a marca do seriado Xena: a Princesa Guerreira em 1997. |Foto: Reprodução/Pinterest
- Em 1998 e 1999 a Williams levou o personagem Pica-Pau no bico de seus carros |Foto: Duncan Stephen on Visual hunt / CC BY-NC
- Em 1998 e 1999 a Williams levou o personagem Pica-Pau no bico de seus carros |Foto: danishevskiy on Visual Hunt / CC BY-SA
- A BAR entrou para a F1 em 1999. Por ser de uma empresa tabagista, sua ideia era exibir uma marca de cigarro em cada carro. Quem não gostou da ideia foi a FIA, que frustou os planos da equipe. Sendo assim, eles tiveram uma ideia ainda mais criativa |Foto: Reprodução/Pinterest
- A solução foi pintar cada metade dos carros com uma marca. Se o resultado estético não foi o melhor, ao menos eles pensaram fora da caixinha |Foto: *Red~Cyan* (Pro- 2.4 Million+ Views- Thanks all!) on Visual Hunt / CC BY-NC-ND
- A solução foi pintar cada metade dos carros com uma marca. Se o resultado estético não foi o melhor, ao menos eles pensaram fora da caixinha |Foto: *Red~Cyan* (Pro- 2.4 Million+ Views- Thanks all!) on Visual hunt / CC BY-NC-ND
- No último ano de existência da Jaguar, a equipe exibiu um patrocínio do filme 12 Homens e Outro Segredo durante o GP de Mônaco de 2004. O problema é que alguém achou que era uma boa ideia colocar um diamante de US$ 200 mil no bico de um dos carros da equipe. Na corrida, o bólido estampou o muro e a joia se perdeu para sempre |Foto: Reprodução/Pinterest
- No último ano de existência da Jaguar, a equipe exibiu um patrocinio do filme 12 Homens e Outro Segredo durante o GP de Mônaco de 2004. O problema é que alguém achou que era uma boa ideia colocar um diamante de US$ 200 mil no bico de um dos carros da equipe. Na corrida, o bólido estampou o muro e a joia se perdeu para sempre |Foto: Reprodução/Pinterest
- Um ano depois, em 2005, a Red Bull já havia comprado a Jaguar, porém a equipe contou com o patrocínio do filme Star Wars: Episódio III – a vingança dos Siht. Até os mecânicos precisaram entrar na onda e se vestiram como stormtroopers |Foto: Reprodução/Pinterest
- Um ano depois, em 2005, a Red Bull já havia comprado a Jaguar, porém a equipe contou com o patrocínio do filme Star Wars: Episódio III – a vingança dos Siht. Até os mecânicos precisaram entrar na onda e se vestiram como stormtroopers |Foto: Reprodução/Pinterest
- Em 2006, outro filme patrocinou a Red Bull no GP de Mônaco. Dessa vez o escolhido foi Superman-Returns, que cedeu até as capas do homem de aço para os pilotos |Foto: Reprodução/Pinterest
- Na corrida, David Coulthard conseguiu ficar em terceiro e foi ao pódio monegasco com capa e tudo |Foto: Reprodução/Pinterest
- No caso da Honda, em 2007, foi a falta de patrocínios que roubou a cena. Com a ideia de divulgar uma mensagem sobre a preservação ambiental, a equipe estampou um globo terrestre em seu carro – que não tinha nada de ecológico, inclusive. Visualmente, o resultado não foi o melhor, principalmente por conta da traseira preta |Foto: gabif1fan on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- No caso da Honda, em 2007, foi a falta de patrocínios que roubou a cena. Com a ideia de divulgar uma mensagem sobre a preservação ambiental, a equipe estampou um globo terrestre em seu carro – que não tinha nada de ecológico, inclusive. Visualmente, o resultado não foi o melhor, principalmente por conta da traseira preta |Foto: ph-stop on VisualHunt.com / CC BY-SA
- Para 2008, a Honda trouxe de volta a mensagem ambiental, mas dessa vez um pouco mais harmônico |Foto: jiazi on VisualHunt / CC BY-SA
- Também em 2008, a Force India estreava na categoria. A questão é que o patrocínio da Kingfisher era o famoso 2 por 1. O nome pode ser associado à uma companhia aérea ou à uma marca de cerveja |Foto: fox2mike on Visual hunt / CC BY-NC-ND
- Também em 2008, a Force India estreava na categoria. A questão é que o patrocínio da Kingfisher era o famoso 2 por 1. O nome pode ser associado à uma companhia aérea ou à uma marca de cerveja |Foto: simonw92 on VisualHunt.com / CC BY-ND
- No final de 2009, a BMW resolveu abandonar a F1 e deixou a Sauber sozinha outra vez. O problema é que em 2010 o nome da montadora alemã ainda fazia parte do registro do time. Oficialmente a equipe chamava BMW Sauber Ferrari, por conta dos motores da empresa italiana. Somente em 2011 o divórcio saiu oficialmente |Foto: f1photos.org on Visual Hunt / CC BY-ND
- No final de 2009, a BMW resolveu abandonar a F1 e deixou a Sauber sozinha outra vez. O problema é que em 2010 o nome da montadora alemã ainda fazia parte do registro do time. Oficialmente a equipe chamava BMW Sauber Ferrari, por conta dos motores da empresa italiana. Somente em 2011 o divórcio saiu oficialmente |Foto: teclasorg on Visualhunt / CC BY
- Sem patrocínios em 2011, a HRT também abusou da criatividade. No lugar das marcas, fez graça ao escrever frases divertidas nos espaços vazios |Foto: garrellmillhouse on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- Sem patrocínios em 2011, a HRT também abusou da criatividade. No lugar das marcas, fez graça ao escrever frases divertidas nos espaços vazios |Foto: ph-stop on VisualHunt / CC BY-SA
- Em 2013, a equipe Lotus foi patrocinada pela dupla do Daft Punk durante o GP de Mônaco. Tudo para divulgar o lançamento do álbum Random Access Memories |Foto: taka_suzuki on Visualhunt / CC BY-SA
- Em 2013, a equipe Lotus foi patrocinada pela dupla do Daft Punk durante o GP de Mônaco. Tudo para divulgar o lançamento do álbum Random Access Memories |Foto: Reprodução/YouTube
- Em 2013, a equipe Lotus foi patrocinada pela dupla do Daft Punk durante o GP de Mônaco. Tudo para divulgar o lançamento do álbum Random Access Memories |Foto: Reprodução/YouTube
- Desde 2017 a Force India é patrocinada pela BWT. O problema é que isso mudou radicalmente o visual de seus carros, já que precisaram incorporar o rosa como tom predominante |Foto: Divulgação
- Em 2018, porém, a Force India conseguiu mais um patrocínio divertido. Com a introdução do halo, os carros da categoria ganharam um visual bem parecido com os chinelos da Havaianas. A marca brasileira gostou da ideia e estampou sua marca no item de proteção durante algumas corridas |Foto: Divulgação
- Em 2018, porém, a Force India conseguiu mais um patrocínio divertido. Com a introdução do halo, os carros da categoria ganharam um visual bem parecido com os chinelos da Havaianas. A marca brasileira gostou da ideia e estampou sua marca no item de proteção durante algumas corridas |Foto: Divulgação
- Assim como a Force India, a McLaren também exibiu uma marca de chinelos em 2018. Nesse caso, foi a Gandys |Foto: Divulgação
- Assim como a Force India, a McLaren também exibiu uma marca de chinelos em 2018. Nesse caso, foi a Gandys |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.