VW Voyage ou Renault Logan? Qual sedã compacto vale mais a compra?

A categoria dos sedãs compactos é uma das que mais faz sucesso por aqui. E não é por menos. Normalmente, eles custam pouco, são eficientes e possuem o ótimo espaço interno. E aqui temos dois exemplos de três volumes que além dos requisitos anteriores, já estão há um bom tempo no mercado. Chegou a hora de descobrir quem é melhor: Volkswagen Voyage ou Renault Logan. Hoje, mostraremos os benefícios das duas versões com motor 1.6.

Custando R$ 74.460, o Voyage 1.6 MSI é a versão mais cara do modelo da fabricante alemã. Do mesmo modo, o Logan Zen 1.6 (R$ 78.790) é a  configuração top de linha do modelo francês.

VW Voyage ou Renault Logan? Qual sedã compacto vale mais a compra?

Eles são dois representantes do que podemos chamar de “primeira leva” dos sedãs pequenos atuais. O modelo da Volkswagen foi lançado em 2008, junto com a quinta geração do Gol. Depois disso, passou por duas alterações em seu visual. Já a história do Renault Logan é um pouco mais diferente. Sua primeira geração surgiu quase que no mesmo ano. Depois de alguns anos, a marca decidiu que era hora de atualizar o seu veículo e ele ficou totalmente diferente.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

E ambos possuem bastante pontos positivos. Uma das vantagens deste tipo de veículo é que eles possuem bastante espaço no porta-malas. E nisso quem leva vantagem é o Renault Logan (510 litros contra 480 litros).

Como foi dito antes, os dois veículos usam um motor 1.6. O propulsor utilizado pelo Volkswagen Voyage  é capaz de produzir uma potência máxima de 104 cv a 5.750 rpm. O torque máximo é de 15,6 kgfm (etanol) a 3.850 rpm. De acordo com a montadora, ele de 0 a 100 km/h em 10,5 (etanol). Sua velocidade máxima é de 186 km/h (etanol). Por esse preço, você leva o veículo com câmbio manual de cinco velocidades. Porém, você pode adicionar o câmbio automático de seis velocidades.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil
Foto: Divulgação/Renault do Brasil

Enquanto isso, o 1.6 16v SCe que o Renault Logan possui sob o capô pode gerar 118 cv a 5.500 rpm de potência e torque de 16 kgfm a 4.000 rpm. Com ele, o veículo pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Sua transmissão é a manual de seis velocidades.

Consumo

O consumo é um ponto onde há um empate entre os dois. Isso tudo porque um é melhor rodando em trechos urbanos e o outro se destaca mais nasestradas. Segundo dados do Inmetro, o Renault Logan Zen 1.6 pode fazer 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele roda 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

Já o Volkswagen Voyage 1.6 MSI pode fazer: 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 14,1 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) em trechos rodoviários.

Equipamentos de série

Aqui podemos entender um pouco a mais da diferença entre os dois. O Renault Logan Zen 1.6 oferece alguns itens de série que o Volkswagen Voyage 1.6 MSI só oferece como opcional.

O carro francês vem de fábrica com quatro airbags, freios ABS, alarme, vidros dianteiros com função “one-touch”, computador de bordo, luz de LED diurna, bancos exclusivos ZEN, banco do motorista com ajuste de altura, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, central multimídia MEDIA Evolution, alerta do cinto de segurança, sistema de fixação ISOFIX, sensor de estacionamento, luz de LED diurna, botão Stop & Start, Sistema CAR, computador de bordo, vidros e travas elétricas e entre outros.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil
Se você quiser contar com o sistema multimídia, terá que pagar a mais Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Já o alemão oferce um pacote mais modesto. Ele vem de série com Freios ABS, dois airbags, ar condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, limpador do para-brisa com temporizador. revestimentos dos bancos em tecido, e suporte para celular, chave tipo canivete, limpador do para-brisa com temporizador e pneus 195/55 R15.

Para adicionar a sistema de entretenimento “Media Plus”, por exemplo, custa R$ 1.300 a mais. Enquanto isso, o pacote “Urban Completo” (R$ 6.620 adicionais) vem com computador de bordo, faróis de neblina, sensor de estacionamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, no embate entre os dois sedãs compactos, quem leva a melhor é o Renault Logan. Apesar de estar custando mais, o automóvel da marca francesa oferece um pacote de equipamentos mais completo do que o do veículo feito em Taubaté-SP. Sem falar que ele tem um desempenho melhor.

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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