Tags

Notícias

VW vai oferecer curso de mecatrônica com padrão de ensino alemão

O curso, de três anos, será ministrado a partir de fevereiro do ano que vem na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP)

A partir de 2016, a Volkswagen do Brasil será a primeira empresa do País a oferecer o curso de mecatrônica com o mesmo nível de qualificação do ensino da Alemanha. As aulas serão realizadas no Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A primeira turma tem início previsto para fevereiro do ano que vem, com 20 alunos, sendo dez da Volkswagen do Brasil e dez de empresas parceiras.

Para melhorar o padrão de ensino, o curso foi ampliado para três anos – atualmente são dois anos –, e ainda recebeu novas aulas práticas para que o jovem atue diretamente no processo produtivo da empresa, supervisionado por um tutor. As aulas ainda incluirão novos conteúdos de eletroeletrônica.

Foto: Divulgação
imagem610 (2)
Novo curso de mecatrônica da VW terá turmas com 20 alunos

“A Volkswagen do Brasil é pioneira no País a implementar um curso de mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo Governo alemão (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha). Além disso, a própria Volkswagen do Brasil e as empresas participantes do projeto poderão contar com esses jovens qualificados em seu quadro de funcionários”, afirma HolgerRust, vice-presidente de recursos humanos da montadora.

Após o término do curso, o aluno receberá um diploma de especialista pós-técnico na área de mecatrônica, oferecido pelo Senai e reconhecido pelo governo da Alemanha. Já para o jovem que deseja receber um quarto diploma, o de mecatrônico (Mechatroniker – Automatisierungstechnik), também reconhecido pelo governo, ele terá que realizar testes teóricos e práticos exigidos pela Alemanha.

A Volkswagen do Brasil já prospecta fornecedores que queiram participar do projeto, indicando seus empregados e estendendo a oportunidade para jovens de diversas comunidades. Entre as parcerias já confirmadas está a empresa Grob, que oferece soluções em linhas de usinagem e sistemas de automação, com sede na Alemanha e uma das filiais em São Bernardo do Campo.

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.