VW Tiguan Allspace chega em versão única e preço de R$ 278.990

O VW Tiguan Allspace está disponível para reserva nas concessionárias, trazendo diversas novidades em relação à geração anterior do SUV.

O VW Tiguan Allspace já está disponível para reserva nas concessionárias da marca em todo o País. Maior SUV da Volkswagen, o modelo chega em versão única, R-Line, pelo preço de R$ 278.990. São muitas as novidades em relação à geração anterior, que esteve à venda no Brasil entre 2018 e 2021. Confira.

Conheça o VW Tiguan Allspace R-Line

Nova geração do VW Tiguan Allspace R-Line traz diversas novidades (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Em 15 anos de história no mercado brasileiro, a linha VW Tiguan ficou marcada como uma opção para viagens em família e para os apreciadores de um SUV com conforto superior e boa dirigibilidade. No período, foram mais de 60 mil unidades vendidas.

A variante Allspace, que estreou em 2018, ampliou o espaço na cabine, sendo capaz de acolher sete pessoas em três fileiras de assentos. 

Saiba mais: Relembre a trajetória do icônico SUV no Brasil.

Na nova geração do VW Tiguan Allspace, a dianteira recebeu linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado.

Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda a grade cromada, que ostenta o emblema da linha “R”.

Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva.

As inéditas rodas com detalhe diamantado de 19” estão calçadas com pneus de medida 235/50.

Pacote completo de segurança

VW Tiguan Allspace R-Line (Foto: Divulgação/Volskwagen)

De série, a nova geração SUV conta com itens de segurança como: 

  • Controles de tração e estabilidade (ASR e ESC);
  • Seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois de cortina;
  • Frenagem automática pós-colisão e frenagem de manobra; 
  • Assistente de partida em rampa (Hill Hold);
  • Controle de pressão dos pneus; 
  • Bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).

A grande novidade fica por conta do Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no VW Tiguan Allspace. 

A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. 

Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.

Ainda na lista de segurança ativa, o SUV está equipado com:

  • Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB); 
  • Alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring); 
  • Assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.

Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda traz o sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.

Esportividade com conforto

Bancos de couro perfurado realçam a esportividade do SUV (Foto: Divulgação/Volkswagen)

R-Line é a nomenclatura tradicional da VW para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. E o primeiro ingrediente dessa receita de sucesso está embaixo do capô.

O Tiguan Allspace recebe o já conhecido motor EA888, na configuração 2.0l, de 186 cv de potência e 30 kgf.m de torque. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades.

A nova configuração permitiu uma eficiência maior, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. No entanto, resultou em perda de força em relação à geração anterior, que entregava 220 cv e 35,7 kgf.m.

Na cabine, mais novidades entre os itens de conforto e tecnologia. Os bancos de couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. 

O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles trazem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento de couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete.

No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, e oferece conectividade sem fio para smartphone via Apple CarPlay e Android Auto, navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo.

Central multimídia tem tela de 8″ (Foto: Divulgação/Volkeswagen)

O ar-condicionado é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro.

O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, sistemas Start&Stop e Auto Hold, além dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile