O VW Tiguan Allspace já está disponível para reserva nas concessionárias da marca em todo o País. Maior SUV da Volkswagen, o modelo chega em versão única, R-Line, pelo preço de R$ 278.990. São muitas as novidades em relação à geração anterior, que esteve à venda no Brasil entre 2018 e 2021. Confira.
Conheça o VW Tiguan Allspace R-Line
Em 15 anos de história no mercado brasileiro, a linha VW Tiguan ficou marcada como uma opção para viagens em família e para os apreciadores de um SUV com conforto superior e boa dirigibilidade. No período, foram mais de 60 mil unidades vendidas.
A variante Allspace, que estreou em 2018, ampliou o espaço na cabine, sendo capaz de acolher sete pessoas em três fileiras de assentos.
Saiba mais: Relembre a trajetória do icônico SUV no Brasil.
Na nova geração do VW Tiguan Allspace, a dianteira recebeu linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado.
Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda a grade cromada, que ostenta o emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva.
As inéditas rodas com detalhe diamantado de 19” estão calçadas com pneus de medida 235/50.
Pacote completo de segurança
De série, a nova geração SUV conta com itens de segurança como:
- Controles de tração e estabilidade (ASR e ESC);
- Seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois de cortina;
- Frenagem automática pós-colisão e frenagem de manobra;
- Assistente de partida em rampa (Hill Hold);
- Controle de pressão dos pneus;
- Bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
A grande novidade fica por conta do Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no VW Tiguan Allspace.
A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro.
Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.
Ainda na lista de segurança ativa, o SUV está equipado com:
- Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB);
- Alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring);
- Assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda traz o sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.
Esportividade com conforto
R-Line é a nomenclatura tradicional da VW para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. E o primeiro ingrediente dessa receita de sucesso está embaixo do capô.
O Tiguan Allspace recebe o já conhecido motor EA888, na configuração 2.0l, de 186 cv de potência e 30 kgf.m de torque. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades.
A nova configuração permitiu uma eficiência maior, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. No entanto, resultou em perda de força em relação à geração anterior, que entregava 220 cv e 35,7 kgf.m.
Na cabine, mais novidades entre os itens de conforto e tecnologia. Os bancos de couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista.
O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles trazem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento de couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, e oferece conectividade sem fio para smartphone via Apple CarPlay e Android Auto, navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo.
O ar-condicionado é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro.
O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, sistemas Start&Stop e Auto Hold, além dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.