VW teria negado fim do Gol e do Voyage; segundo fontes

O VW Gol e o Voyage são dois dos carros mais conhecidos do País. O modelo hatch, por exemplo, é fabricado no Brasil desde os anos 80 e já foi o campeão de vendas diversas vezes. Já o sedã é bastante moderno e espaçoso. No entanto, nos últimos meses, rumores apontam que eles dois sairão  de linha. Por outro lado, conforme fontes, parece que a marca nega o fim do Gol e do Voyage e os modelos ainda ficam por mais uns anos. Entenda!

VW
VW Voyage (Foto: Divulgação/VW)

Volkswagen teria negado fim do Gol e do Voyage

Estes são os carros mais clássicos da montadora. Sem falar que os dois ainda possuem um bom volume de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, o hatch teve até aqui 57.899 unidades vendidas. Já o sedã teve 24.005 unidades emplacadas. No entanto, o futuro deles ainda é uma incógnita e Volkswagen não se pronunciou oficialmente sobre.

E isso faz com que especulações apareçam. E de acordo com o portal Canal Tech, os comentários sobre a saída de ambos aumentaram nos últimos tempos por conta do programa de avaliação de segurança Latin NCAP. Suspostamente, a Volkswgen teria pedido para a empresa retirar o VW Gol dos testes para o próximo ano. Perguntado pelo portal sobre o assunto, um porta-voz da marca disse que os carros continuariam em linha.

“Gol e Voyage continuam em linha normalmente. Faltam 15 dias para acabar o ano e eu não falaria isso se houvesse algo. Não procede que qualquer um deles vá sair de linha”, disse o porta-voz da Volkswagen à reportagem do Canal Tech. 

VW Voyage (Foto: Divulgação/VW)

O Latin NCAP é bastante importante para a indústria automotiva. Do mesmo modo que o Euro NCAP e o ASEAN NCAP, ele avalia o nível de segurança dos carros. A única diferença é que ele avalia os carros da América Latina e outros outros avaliam os modelos fabricados na Europa e no sudeste da Ásia, respectivamente. O mesmo porta-voz da marca ainda falou que quem escolhe os carros é o órgão e negou a informação que a marca teria pedido para tirar o carro.

“O Latin NCAP decide os carros que vão bater. Não a Volskwagen. O instituto define se quer bater Gol, Voyage, Saveiro, Taos. É um instituto totalmente independente. A montadora não influencia em nada, então é totalmente falsa essa informação”, finalizou.

Esta não é a primeira vez que isso acontece

VW
VW Saveiro (Foto: Divulgação/VW)

Esta não é a primeira vez que a Volkswagen teve que desmentir alguma informação sobre a saída dos dois veículos. Em novembro, o colunista Fernando Calmon divulgou que o Volkswagen Voyage e o Saveiro já teriam um data certa para sair de linha. Segundo ele, o três volumes ficaria em linha até o fim de 2022. Enquanto isso, a picape só sairia de linha em dezembro de 2024.

O Canal Tech também entrou em contato com a acessoria da marca na ocasião. Na resposta, ela disse de forma resumida: “Os modelos Gol, Voyage e Saveiro continuam em linha normalmente, com ótimos resultados de venda nos seus respectivos segmentos”. Já Pablo Di SI, CEO da VQ na América Latina, disse, em coletiva, segundo a revista Quatro Rodas, que ele continuaria sendo feito em 2022. Mas até quando eles serão vendidos? Bom, devemos esperar os próximos capítulos.

O que se sabe sobre os planos da VW para o futuro é que ela fará um investimento bilionário em uma famíia de carros compactos. E um dos membros dela será o Polo Track. O anúncio foi feito no mês passado.

Versões 1.6 de carros da VW sairão  de linha mais cedo

VW
VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

No começo de janeiro, novas regras de emissões entram em vigor. Estamos falando da sétima fase do Proconve (Proconve L7). Depois desta data, todo os veículos fabricados em território nacional terão que apresentar emissões evaporativas de 0,5 g. Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, as marcas já estão se movimentando para deixar seus veículos em ordem.

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

E alguns veículos já estariam prontos para sair de linha. Dentre eles, podemos destacar o Fiat Uno e o Chevrolet Joy. Na VW, quem sairão de cena são as versões do Gol, da Voyage e da Saveiro que usam o motor 1.6 MSI EA111. Este pode gerar uma potência máxima de 104 cv e torque máximo de 15,6 kgfm. Os modelos que devem sair de linha usam o câmbio manual de cinco marchas.

Com informações de Canal Tech

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar