VW Taos ou Toyota Corolla Cross: qual SUV 2022 leva a melhor?

O ano de 2021 começou quente no mundo dos SUVs médios. O renovado Jeep Compass ganhou a concorrência do Toyota Corolla Cross e do Volkswgen Taos

O ano de 2021 começou bastante quente no mercado de SUVs médios. O líder do ranking de vendas Jeep Compass, por exemplo, passou por uma reestilização e ganhou novos motores. Enquanto isso, dois modelos inéditos foram apresentados pela Toyota e pela Volkswagen. Tanto Corolla Cross, quanto Taos possuem um design moderno e porte imponente. E chegou a hora de saber qual SUV 2022 leva a melhor.

Para avaliar os modelos, decidimos escolher as duas versões Flex mais caras dos modelos. Fabricado na Argentina, a versão Highline do modelo da VW está custando a partir de R$ 181.790. Enquanto isso, o carro da Toyota tem valores a partir de R$ 153.690 no modelo XRE.

VW Taos ou Toyota Corolla Cross

E estamos falando de duas marcas que já uma certa reputação em produzir utilitários esportivos. O Taos chega para substituir as versões com cinco lugares do Tiguan. Além disso, o SUV intermediário tem bastante componentes que lembram muito seu irmão menor T-Cross, que por sua vez é um dos jipes compactos mais vendidos. Por outro lado, o Corolla Cross chega para ser o modelo de entrada da fabricante japonesa. Além dele, ainda são comercializados o RAV4 e o SW4.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Os dois tem a missão de tentar frear o sucesso do Jeep Compass. De com o relatório de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, ele está entre os 10 automóveis mais vendidos em abril.

Motorização

Todas as versões do Volkswagen Taos trazem o mesmo conjunto mecânico. O motor 250 TSI Total Flex pode gerar uma potência máxima de 150 cv a 5.000 rpm e torque de 25, 5 kgfm a partir de 1.500 rpm. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 194 km/h. Ele vem com um câmbio automático AQ250.

Enquanto isso, o Toyota Corolla Cross traz sob o capô o propulsor 2.0L 16v DOHC Flex. Ele tem uma potência máxima de 177 cv a 6.660 e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. Sua velocidade máxima é de 197 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Completa o conjunto mecânico a transmissão CVT de dez velocidades. Vale lembrar que o mesmo também está sendo oferecido com uma motorização híbrida.

Os números oficiais de consumo do Taos ainda não foram confirmados pela fabricante ou pelo Inmetro. Enquanto isso, o Corolla Cross faz 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, pode rodar 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

Medidas

Tamanho e espaço interno não faltam para eles. O Taos um pouco mais que o Corolla Cross. Ele mede 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura,  1.626 mm de altura e distância entre eixos de 2.680 mm. Enquanto isso, as dimensões do seu adversário nipônico: 4.460 mm de comprimento; 1.825 mm de largura; 1.620 mm de altura e distância entre-eixos de 2.640 mm.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Além de um motor bastante potente, ambos os veículos possuem outros atributos interessantes. Um deles é o espaço no porta-malas. Enquanto o novo VW Taos tem espaço para 498 litros, o inédito Toyota Corolla Cross pode levar até 440 litros.

Outros atributos

Já se tratando de equipamentos de série, as duas fabricantes conseguiram deixar os veículos bastante sofisticados e com um conteúdo bastante interessante.

Um dos principais destaques do Taos Highline são os aparatos tecnológicos. Em seu painel, é possível encontrar duas telas. A primeira, de 10,25, é a do painel de instrumentos. Enquanto isso, a 10,1 polegadas, está a nova central multimídia “VW Play”.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

O gigante ainda oferece ACC com função Stop & Go, AEB, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e de lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis dianteiros com a tecnologia IQ.Light, iluminação ambiente personalizável em LED no interior, ar-condicionado Climatronic dual-zone, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e crepuscular, sistema Kessy, volante multifuncional, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e o botão de seleção de perfil de condução.

Enquanto isso, a Toyota aposta pesado na segurança dos ocupantes do Corolla Cross. Ele tirou nota máxima no teste ASEAN NCAP.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

O utilitário esportivo vem de série com ar-condicionado DualZone, do banco do motorista com regulagem elétrica, computador de bordo com tela de 7″, sete airbags, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave com sistema Smart Entry, sistema de pré-colisão frontal, computador de bordo com tela TFT de 4,2″, direção eletroassistida progressiva, luzes diurnas, sistema de partida por botão, sistema de destravamento das portas por sensor, vidros e travas elétricas. controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, o alerta de tráfego traseiro e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, o mercado de SUVs médios ficou muito mais acirrado no começo deste ano. Os dois modelos aqui apresentados são muito bons, possuem visual moderno e itens de série bastante tecnológicos. Mesmo custando mais caro, o Volkswagen Taos Highline leva boa vantagem com relação ao Toyota Corolla Cross XRE. Além de possui um conjunto mecânico mais forte, ele possui um espaço interno maior.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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