VW Taos ou Jeep Compass 2022: o SUV novato encara o líder?

Um dos duelos mais esperados do mundo automotivo em 2021. Chegou o momento de saber quem é o melhor, ao menos nos equipamentos: VW Taos ou Jeep Compass 2022? O SUV feito na Argentina tem um objetivo claro: incomodar o líder da categoria. E falando nele, o veículo feito no Pernambuco passou por mudanças importantes para manter o seu posto no ranking de vendas.

Lançado no final do último mês, o utilitário da Volkswagen possui duas opções de acabamento e ambas usam um propulsor Total Flex. Enquanto isso, o modelo da Jeep possui um leque variado de opções que usam tanto o motor 270 Flex, quanto com o motor 350 turbodiesel. Para fazermos uma avaliação mais justa, usaremos os equipamentos presentes nas versões bicombustíveis mais completas. Neste caso, o Taos Highline (R$ 181.790) e o Compass Série S (R$ 187.990).

VW Taos ou Jeep Compass 2022: o SUV novato encara o líder?

O ano de 2021 começou quente nesta categoria. Além do carro alemão, foram lançados ainda o Toyota Corolla Cross, Ford Bronco e o novo Honda CR-V. Todos querem repetir o sucesso de vendas do Compass, que já tinha ido muito bem no ano passado e continua repetindo o mesmo desempenho no começo do ano.

Fabricado na cidade de Goiana-PE, o utilitário esportivo norte-americana chegou aqui em 2016. No começo deste ano, passou por algumas mudanças no visual externo e ganhou novos elementos em seu interior. Ele mede:

  • 4.404 mm de comprimento;
  • 1.819 mm de largura;
  • 1.625 mm de altura;
  • 2.636 mm de entre-eixos.
Foot: Divulgação/Jeep do Brasil

Enquanto isso, seu adversário, o Volkswagen Taos está sendo fabricado na planta da marca em Pacheco, cidade localizada na Argentina. A plataforma usada para sua construção é a MQB A1, que também é utilizada em outras marcas do grupo, como a Seat e a Skoda. Seu porte é bastante imponente e tem dimensões maiores que o carro do Grupo Stellantis:

  • 4.461 mm de comprimento;
  • 1.841 mm de largura;
  • 1.626 mm de altura;
  • 2.680 mm de entre-eixos.
Foot: Divulgação/Jeep do Brasil
Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil

Apesar do Taos levar a vantagem também no entre-eixos, o Compass também leva seus passageiros com bastante espaço. O carro da fabricante alemã ainda vence no porta-malas (498 litros contra 410 litros).

Motorização

Ambos os SUVs usan um propulsor turbo flex. Para a linha 2022, a Jeep fez uma troca em seu conjunto mecãnico. Saiu o motor 2.0 Tigershark e entrou  1.3 Turbo 270 Flex. Ele pode produzir 185 cv de potência máxima a 3.750 rpm. Já seu torque máximo é de 270 Nm a 1.750 rpm. Sua transmissão é a automática de seis velocidades. De acordo com a marca, ele pode atingir a velocidade máxima de 206,5 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.

Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil

Enquanto isso, a Volkswagen optou em usar o 1.4l TSI Total Flex no Taos. Ele pode produzir potência máxima de 150 cv a 5.000 rpm e torque de 25, 5 kgfm a partir de 1.500 rpm. Com este propulsor, o carro vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h. Seu câmbio é o automático de seis velocidades.

Equipamentos de série

Um fato bastante interessante é que ambas as marca se preocuparam muito em deixar seus veículos em um patamar mais acima, com relação aos pacotes de equipamentos de série. E parece que conseguiram.

Novidade na linha Polo e Virtus, o VW Taos Highline traz a central multimídia “VW Play”. Ao adentrar o veículo, você dá de cara com uma enorme tela de 10,1 polegadas.

Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil

O carro ainda oferece ACC com função Stop & Go, AEB, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e de lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis dianteiros com a tecnologia IQ.Light, detector de pedestres, detector de fadiga, alerta de ponto cego, iluminação ambiente personalizável em LED no interior, ar-condicionado Climatronic dual-zone, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e crepuscular, sistema Kessy, volante multifuncional, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e o botão de seleção de perfil de condução e entre outros.

Do mesmo modo, o sistema multimidia UCONNECT de 10,1 polegadas também é novidade no Jeep Compass S.

Foot: Divulgação/Jeep do Brasil

Seu pacote ainda traz teto solar elétrico e panorâmico (Command View), frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas, detector de fadiga, freios ABS com EBD, ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista com regulagem de altura, chave de presença com telecomando (sistema keyless), controle de estabilidade, controle de tração, direção elétrica, faróis de neblina dianteiros e traseiros, Hill Start Assist, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, piloto automático, sete airbags, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, volante com acabamento em couro, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, estamos diante de um carro que é um dos grandes SUVs do País e outro que promete agitar o mercado brasileiro nos próximos meses. E não é tão fácil decidir entre VW Taos ou Jeep Compass 2022. Porém, o carro da Volkswagen agrada mais por ter um espaço interno e porta-malas maiores.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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