VW Taos ganha 5 estrelas no Latin NCAP; mas Fiat Argo recebe 0

VW Taos ganha 5 estrelas no Latin NCAP; mas Fiat Argo recebe 0. Aproveite e veja aqui no Garagem360 mais detalhes e os vídeos oficiais !

Os novos resultados do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados nesta sexta-feira  (03/12), com o primeiro veículo 5 estrelas sob o novo protocolo: o VW Taos. Enquanto isso, o Fiat Argo decepcionou e levou 0 estrela no protocolo NCAP. Veja mais informações e vídeos oficiais dos testes, aqui no Garagem360!

VW Taos ganha 5 estrelas no Latin NCAP; mas Fiat Argo recebe 0

Latin NCAP

VW Taos é o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas

De acordo com a Latin NCAP, o Volkswagen Taos é o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O SUV atingiu 90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O VW Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Além disso, foram realizados os testes de ESC, teste de alce (moose test) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). O modelo oferece como padrão seis airbags, ESC e ancoragens ISOFIX que juntos tiveram um bom desempenho durante os testes.

VW Taos

VW Taos . (Foto: Divulgação/VW)

Além disso, o Volkswagen Taos também oferece sistemas AEB opcionais para baixa velocidade, alta velocidade e pedestres e estão disponíveis em, ao menos, 50% do volume de produção, atendendo também aos requisitos de instalação do Latin NCAP. O veículo oferece Detecção de Ponto Cego (BSD); porém não foi avaliado pelo Latin NCAP. O Latin NCAP avaliou as versões produzidas no México e na Argentina; portanto o resultado de 5 estrelas é válido para ambas as origens.

Este primeiro modelo de 5 estrelas sob o mais recente protocolo do Latin NCAP mostra o potencial da indústria local para oferecer segurança de ponta aos consumidores latino-americanos no curto prazo.

Argo: a Fiat anunciou que melhorias

Já o Fiat Argo/Cronos, produzido na Argentina e no Brasil, com dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. O modelo popular atingiu 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O Argo/Cronos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo mostrou proteção no impacto frontal de média a baixa e proteção no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste.

A falta de airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão e a baixa pontuação de chicote cervical limitaram o resultado na proteção do ocupante adulto. A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP.

Fiat Argo. (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

À medida que o fabricante do veículo melhorar a sinalização, é provável que o resultado melhore para a proteção dos ocupantes infantis. A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020, o veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB Pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres.

Do Sistema de Assistência à Segurança, o Argo/Cronos só conseguiu pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão, ou outras tecnologias como Detecção de Ponto Cego, AEB, Sistema de Suporte de Pistas (LSS). No entanto, a Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.

 

Via Latin NCAP

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA