VW Taos ganha 5 estrelas no Latin NCAP; mas Fiat Argo recebe 0
VW Taos ganha 5 estrelas no Latin NCAP; mas Fiat Argo recebe 0. Aproveite e veja aqui no Garagem360 mais detalhes e os vídeos oficiais !
Os novos resultados do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados nesta sexta-feira (03/12), com o primeiro veículo 5 estrelas sob o novo protocolo: o VW Taos. Enquanto isso, o Fiat Argo decepcionou e levou 0 estrela no protocolo NCAP. Veja mais informações e vídeos oficiais dos testes, aqui no Garagem360!
VW Taos é o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas
De acordo com a Latin NCAP, o Volkswagen Taos é o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O SUV atingiu 90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O VW Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Além disso, foram realizados os testes de ESC, teste de alce (moose test) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). O modelo oferece como padrão seis airbags, ESC e ancoragens ISOFIX que juntos tiveram um bom desempenho durante os testes.
Além disso, o Volkswagen Taos também oferece sistemas AEB opcionais para baixa velocidade, alta velocidade e pedestres e estão disponíveis em, ao menos, 50% do volume de produção, atendendo também aos requisitos de instalação do Latin NCAP. O veículo oferece Detecção de Ponto Cego (BSD); porém não foi avaliado pelo Latin NCAP. O Latin NCAP avaliou as versões produzidas no México e na Argentina; portanto o resultado de 5 estrelas é válido para ambas as origens.
Este primeiro modelo de 5 estrelas sob o mais recente protocolo do Latin NCAP mostra o potencial da indústria local para oferecer segurança de ponta aos consumidores latino-americanos no curto prazo.
Argo: a Fiat anunciou que melhorias
Já o Fiat Argo/Cronos, produzido na Argentina e no Brasil, com dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. O modelo popular atingiu 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O Argo/Cronos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo mostrou proteção no impacto frontal de média a baixa e proteção no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste.
A falta de airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão e a baixa pontuação de chicote cervical limitaram o resultado na proteção do ocupante adulto. A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP.
À medida que o fabricante do veículo melhorar a sinalização, é provável que o resultado melhore para a proteção dos ocupantes infantis. A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020, o veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB Pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres.
Do Sistema de Assistência à Segurança, o Argo/Cronos só conseguiu pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão, ou outras tecnologias como Detecção de Ponto Cego, AEB, Sistema de Suporte de Pistas (LSS). No entanto, a Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.
Via Latin NCAP
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.