VW T-Cross volta a ter opção de câmbio manual, mas com novo motor

O VW T-Cross volta a ter a opção de câmbio manual, porém agora associado ao motor 170 TSI; saiba quanto custa a novidade

Vendido no Brasil entre 2019 e 2021 com o motor 1.0 200 TSI e câmbio manual, o VW T-Cross volta a ter esta opção na gama. Porém, apenas na Argentina. A variante com pedal de embreagem agora é associada ao motor 170 TSI 1.0, de menor potência.

No país vizinho, o motor 1.0 170 TSI, que rende potência de 95 cv quando abastecido com gasolina – na Argentina não circulam veículos movidos a etanol –, trabalha em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas, configuração semelhante ao Polo TSI 2023 brasileiro, que é flex. No antigo T-Cross 200 TSI manual vendido por aqui, a caixa era mecânica tinha 6 marchas.

No Brasil, por enquanto, o configurador da Volkswagen ainda não mostra a opção com o novo motor e o câmbio manual. Vale lembrar que o SUV é produzido localmente, em São José dos Pinhais (PR).

Saiba mais sobre o VW T-Cross

Logotipo 170 TSI identifica nova versão com câmbio manual do VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

O VW T-Cross é o segundo SUV mais vendido do Brasil em 2022. Até novembro, foram emplacadas 59.161 mil unidades do utilitário esportivo, que ficou atrás apenas do Chevrolet Tracker (62.524).

Um dos principais motivos para o sucesso de vendas é a variedade de versões – o que pode ser incrementado com a possível chegada da opção com o motor 170 TSI e a caixa de câmbio manual de cinco marchas.

Na Argentina, a nova configuração manual do T-Cross custa a partir de 4.926.350 pesos (o equivalente a cerca de R$ 153 mil). No Brasil, o modelo atualmente está disponível em quatro versões – todas automáticas –, com preços entre R$ 114.850 e R$ 163.510.

A partir da linha 2022, o carro passou a ser fornecido com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (AEB) a partir da versão Comfotrline. Também foi feita atualização da função Start-Stop, que liga e desliga o motor durante o trânsito e semáforos com a intenção de gerar economia de combustível.

A central multimídia VW Play possui tela sensível ao toque de 10 polegadas e permite total integração do smartphone via Bluetooth. Pela multimídia é possível reproduzir vídeos em alta definição e há 10 GB de memória para baixar aplicativos, sem usar a memória do celular.

Com caixa de 5 marchas, cabine do SUV traz quadro de instrumentos digital de 8″ (Foto: Divulgação/VW)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile