VW suspende produção de carros; saiba quais são eles

VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas
VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas (Foto: Divulgação)

A partir de hoje, a VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas para cerca de 2,5 mil funcionários da marca. A ação ainda é consequência da crise automotiva que sofre com a falta de abastecimento de insumos. Entenda e veja quais são os carros em questão.

VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas
VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas (Foto: Divulgação)

Crise automotiva: VW suspende produção e anuncia férias coletivas de 2,5 mil funcionários

Questões ainda ocasionadas em decorrência da pandemia da Covid-19, e reforçadas com a guerra entre os países do leste europeu, Rússia e Ucrânia, o setor automotivo ainda não se recuperou da falta de componentes automotivos necessários para a produção dos veículos.

Modelos com produção suspensa: sedã Virtus, o hacht Polo, a picape Saveiro e o SUV Nivus

O fato que já dura por mais de um ano fez com que a Volkswagen novamente suspendesse a produção de alguns modelos, sendo eles o sedã Virtus, o hacht Polo, a picape Saveiro e o SUV Nivus.

VEJA TAMBÉM

É válido destacar que a suspensão é temporária e devido a paralisação, a montadora também decidiu que a partir de hoje, cerca de 2,5 mil funcionários de sua planta em São Bernardo do Campo entrarão em férias coletivas até o dia 28 de maio.

Ao todo, a planta conta com 8,2 mil colaboradores no local, sendo que 4,5 mil trabalham na linha de produção dos veículos. Atualmente, a marca produz cerca de 800 veículos por dia, na planta.

“Estamos usando todas as ferramentas de flexibilidade discutidas no acordo firmado pelo Sindicato. Este acordo abrange momentos bons e ruins para atravessar crises como essa. O acordo dá previsibilidade tanto para a fábrica como para os trabalhadores, e certa tranquilidade para atravessar momentos como este”, explicou o coordenador-geral da representação na Volkswagen,  José Roberto Nogueira da Silva.

VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas
Sindicato afirma que indústria brasileira está refém da importação (Foto: Divulgação)

“Reféns da Importação” afirma o sindicato dos Metalúrgicos do ABC

De acordo com o diretor Administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, a falta de uma política industrial é a responsável pela escassez de componentes e peças, tendo em vista que diversos produtos que eram produzidos por aqui, não são mais, o que faz com que a linha de produção nacional se tornasse refém da importação.

“Essa crise não acontece só no Brasil, mas a falta de políticas públicas voltadas para a indústria e de discussões sobre desenvolvimento, pesquisa e inovação levam a momentos como esses em que somos reféns da importação”.

Ele conclui afirmando que “a falta de política industrial e a falta de desenvolvimento do país têm causado a desestruturação da cadeia produtiva. Sendo que, hoje, faltam insumos básicos que eram produzidos no Brasil e que não são mais justamente por falta dessa discussão.”

 

Crise afeta o mercado de forma geral

É válido lembrar que a crise não afeta somente a Volkswagem, pelo contrário. Os resultados do último quadrimestre fecharam em baixa de acordo com os dados da Fenabrave, o que comprova a crise geral na indústria automotiva.

Ao levar em consideração apenas o emplacamentos dos automóveis, em abril de 2022, foram emplacados 109.684 unidades, 13,93% a menos do que o comparativo com abril de 2021.

Já durante o acumulado do ano, entre janeiro e abril de 2022, o setor emplacou 410.114 unidades, queda de 22,35% em relação ao mesmo período de 2021.

VW suspende a produção de quatro modelos e anuncia férias coletivas
Mercado é afetado de forma geral (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar