VW Saveiro ou Renault Duster Oroch: qual picape vale mais a pena?
VW Saveiro e Renault Oroch são duas picapes que são duras na queda e bem econômicas. Qual delas valem mais a pena?
Tirando as já consagradas picapes médias, o mercado não está muito bom para quem busca uma picape 0km abaixo dos R$ 105 mil. Isso porque há poucas opções, principalmente após a saída da Chevrolet Montana. Além da Fiat Strada, que mudou recentemente, ainda você pode escolher entre VW Saveiro e Renault Oroch. Chegou a hora de sabermos qual picape vale mais a pena.
VW Saveiro ou Renault Duster Oroch: qual picape vale mais a pena
O veículo feito pela Volkswagen em São Bernardo do Campo já está sendo fabricado por aqui há algum tempo. Atualmente, ele é oferecido em três versões, sendo que a configuração mostrada aqui é a Cross (top de linha). Ela está custando R$ 102.890. Da mesma forma, o carro francês também oferece três opções de acabamento. O modelo Dynamique está custando a partir de R$ 96.290.
E as duas possuem um bom volume de venda. A picape da montadora alemã, por exemplo, foi o quarto comercial leve mais vendido em abril (2.253 unidades). Algumas posições abaixo, em 9º, aparece o carro da Renault (967 unidades).
Falando do conjunto mecânico, a VW Saveiro traz sob o capô motor o 1.6 16v Flex (câmbio manual), com potência máxima de 120 cv a 5.750 rpm. Já o torque é de 16,8 kgfm (etanol) a 3.850 rpm. De acordo com dados divulgados pela montadora alemã, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos (gasolina) ou 10 segundos (etanol). Sua velocidade máxima é de 174 km/h usando gasolina ou 177 km/h usando etanol. Sua transmissão é a manual de cinco velocidades.
Até um tempo atrás, a Renault Oroch Dynamique com motor 2.0 16v contavam com dois tipos de câmbio. Porém, só restou a transmissão manual de seis marchas. Já o propulsor é capaz de gerar 148 cv (etanol) e possui tração dianteira. Segundo a fabricante, ela acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 186 km/h.
Consumo
Não importa se sua escolha final for VW Saveiro ou Renault Duster Oroch, ambas consomem muito pouco combustível. Segundo dados do Inmetro, as duas estão quase que empatadas. Ainda assim, a picape compacta leva vantagem, visto que ela faz 10,4 km/l (gasolina0 e 7,2 km/l (álcool) na cidade. Já em perímetros rodoviário, ela faz 12,4 km/l (gasolina) 8,6 km/l (etanol).
Enquanto isso, a picape média: 10 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol) na cidade; 10,9 km/l (gasolina) e 7,4 km/l (etanol).
Outros atributos
Com um bom espaço interno para os passageiros, as picapes se destacam também na hora do trabalho duro. A Oroch é um carro que mede 4.693 mm de comprimento, 1.821 mm de largura, 1.695 mm de altura e distância entre-eixos de 2.829 mm. Sua caçamba tem capacidade para 683 litros.
Por outro lado, a Saveiro mede 4.497 mm de comprimento, 1.728 mm de largura, 1.553 mm de altura e distância entre-eixos de 2.753mm. O bagageiro tem espaço para 580 litros.
As duas marcas capricharam no quesito equipamentos de série. Ambas oferecem um pacote bastante justo e com peças com um bom acabamento Sem falar de modernos itens voltados para a segurança e conforto.
A Volkswagen Saveiro Cross oferece ABS com EBD e função off-road, alerta de frenagem de emergência, assistente para partida em subida, computador de bordo I-System, sistema de alarme com comando remoto, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), ar-condicionado, banco de motorista com ajuste de altura, bancos de couro, console central com porta-copos, chave tipo canivete, iluminação da caçamba, tela multimídia de 6,4 polegadas com sistema “Composition Touch” e APP-Connect, vidros e travas elétricas, volante multifuncional e volante com revestimento em couroairbag duplo, direção elétrica, câmera de ré, sensor de chuva e sensor crepuscular.
Enquanto isso, a Renault Oroch Dynamique traz de série direção eletro-hidráulica, volante com regulagem de altura, Eco Mode (que ajuda a otimizar o consumo), direção assistida, freios ABS, airbag duplo, luzes diurnas, banco de motorista com regulagem de altura, faróis de neblina e retrovisores externos com regulagem elétrica, volante com revestimento premium, para-choque na cor da carroceria, piloto automático, banco de motorista com regulagem de altura e sensor de estacionamento.
Conclusão
Assim sendo, as duas picapes mostram que são duras na queda. Porém, elas vivem realidades diferentes. Além de ser maior e mais forte, a Renault Oroch vale mais a pena por conta do bom pacote de itens de série. Por outro lado, a Volkswagen Saveiro é econômica, mas o espaço na segunda fileira não é tão grande assim.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.