VW Saveiro deve ficar mais potente e ganhar novo visual em 2022

VW Saveiro
Seguindo o porta "Mobi Auto", a VW Saveiro irá ganhar uma reestilização no ano que vem (Foto: Divulgação/VW do Brasil)

A VW Saveiro é uma das picapes mais conhecidas pelos brasileiros. Ela foi lançada por aqui em meados dos anos 80 e se tornou em uma das referências da categoria. Porém, como ela não muda há um certo tempo, ficou um pouco desfasada com relação a sua principal rival (Fiat Strada). Mas isso pode mudar no próximo ano. Segundo o pessoal do portal Mobi Auto, ela deve mudar no ano que vem.

VW Saveiro 

O veículo será um dos três veículos da montadora alemã que irão ser mantidos após as normas de emissões entrarem em vigor (a Proconve L7). Os outros dois são seus irmãos Gol e Voyage. Para mantê-lo em linha, ele usaria a mesma plataforma do modelo atual.

VW Saveiro
Foto: Divulgação/VW do Brasil

Hoje, a gama de versões da Saveiro é composta por três configurações de acabamento diferentes: Robust, Trendline e Cross. Para a linha 2023, o modelo top de linha poderá dar lugar a uma versão denominada Highline.

De acordo com o repórter Leonardo Felix, o plano inicial era fazer um veículo totalmente novo. A nova VW Saveiro seria construída sobre a plataforma MQB Ao, que é a mesma da linha Polo, Virtus e T-Cross. Porém, o projeto não seguiu em frente. Agora, eles pretende realizar algumas pequenas mudanças no modelo atual.

Foto: Divulgação/VW do Brasil
Foto: Divulgação/VW do Brasil

Boa parte delas seria no visual. Na dianteira, a grade ganharia novas e maiores entradas de ar. Já as faróis passariam a ser de LED. Pensando na segurança, o carro virá com controle de estabilidade e tração. Agora, o interior também será modificado e com a possibilidade de trazer uma central multimídia nas configurações top de linha.

Foto: Divulgação/VW do Brasil

Por fim, a montadora também planeja fazer uma troca no conjunto mecânico. No caso, sairia de cena 1.6 8V atual e entraria o 1.6 MSI 16V. Ele pode produzir uma potência máxima de 120 cv. Agora, para concorrer com a Fiat Strada Ranch, que poderá ser lançada até novembro, a nova Saveiro pode vir com um câmbio automático de seis marchas. Nas versões mais simples, a transmissão seria a manual de cinco marchas.

Proconve L7

No próximo ano, muitos os veículos terão que sair de linha. A causa é a sétima fase do Programa de Controle de Emissões Veículares (Proconve L7). Dentre as novas regras, os veículos fabricados por aqui no próximo ano precisarão apresentar emissões evaporativas de 0,9 g.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar