VW reduz consumo de seus veículos novos em 2022 para atender Proconve L7

O ano de 2022 começou com mudanças importantes no setor automotivo. A sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L7) entrou em vigor no primeiro dia de janeiro. As novas regras de emissões fizeram com que diversas montadoras realizassem mudanças em seus veículos. A VW se tornou mais uma delas. A montadora alemã anunciou na última quarta-feira (09/02) uma série de mudanças em seus veículos novos em 2022 para atender ao Proconve L7.

veículos novos em 2022
Foto: Divulgação/VW

Veja todas as mudanças realizadas pela VW em seus veículos novos em 2022

Estamos falando de uma fase mais rígida deste programa, que é regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. Os  testes e análises também estão mais severos. A montadora alemã informa que “foi necessário reduzir as emissões em, no mínimo, 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à legislação anterior, o PL6”. E as mudanças realizadas pela VW foram profundas.

E o Laboratório de Emissões e Emissões, localizado na fábrica Anchieta, foi beneficiado com elas. Ela recebeu um investimento de R$ 50 milhões. Sendo que o dinheiro foi usado em pesquisa e desenvolvimento. Sem falar que o expediente da unidade foi ampliado para dois turnos. A Volkswagen ressalta que as mudanças “superam as determinações do programa “Rota 2030”.

veículos novos em 2022
Foto: Divulgação/VW

Além disso, Volkswagen realizou algumas mudanças nos modelos para reduzir as emissões e diminuir o consumo. O motor, a transmissão e o ar-condicionado tiveram seus softwares atualizados. Foram adotados ainda pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento. Houve mudanças ainda no sistema de combustível, de escapamento e catalisadores.

Também vale mencionar que a VW adotou tanque de combustível multicamadas e um novo catalisado no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componente. O filtro de carvão ativado foi aumentado. E estas mudanças afetaram diretamente a vida de alguns dos carros da montadora. Elas são válidas para veículos novos em 2022. Veja abaixo o que cada modelo passa a oferecer a partir de agora.

Veículos novos em 2022 / VW Gol e Voyage

VW Gol (Foto: Divulgação/VW)
VW Voyage (Foto: Divulgação/VW)

Começamos com os carros de entrada da marca. Para atender ao Proconve L7, a marca retirou de linha as versões do VW Gol e do Voyage que  o motor 1.6 8V (e 16V) Flex. Ele podia gerar uma potência de 104 cv e podia vir acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Agora, a dupla está sendo oferecida apenas com o motor 1.0 MPI, que pode produzir 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. A transmissão é uma manual de cinco velocidades. A marca informa que motor e transmissão ganharam uma nova calibração.

Saveiro

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VW Saveiro (Foto: Divulgação/VW)

A picape mais vendida da marca também está com novidades. Vendida com duas opções de carroceira (simples e dupla), a Saveiro passa a vir equipada com o motor EA211. No caso, estamos falando do propulsor 1.6 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 120 cv e um torque máximo de 165 Nm. Ele virá acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Polo e Virtus

VW Polo (Foto: Divulgação/VW)
VW Virtus (Foto: Divulgação/VW)

A dupla Polo e Virtus possuem bastante novidades. Elas vão desde a chegada de novos equipamentos até a mudança na oferta de motores. Pensando no primeiro tópico, as versões Comfortline e Highline passaram a contar com o sistema Start-Stop, que liga o motor automáticamente. Ele também pode ser útil para economizar combustível. A versão Highline passa a contar ainda com o ar-condicionaddo Climaronic touch.

Agora, pensando em motores, o 1.6 16V MSI saiu de linha. Ele produzia 120 cv de potência. No caso do Polo, ele está sendo oferecido ainda nas versões 1.0 MPI (aspirado), 1.0 TSI (Turbo) e 1.4 TSI (Turbo). Já o Virtus está sendo vendido apenas as duas últimas.

Nivus e T-Cross

VW T-Cross e Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Os dois SUVs mais em conta da marca também passaram por melhoras. O Nivus, lançado em 2020, ganhou ACC, AEB e Start-Stop em todas as versões. No entanto, apenas o modelo Highline passa a contar com o ar-condicionado Climatronic touch. Agora, no caso do T-Cross, um dos SUVs mais vendidos da Brasil em 2021, o ACC e o AEB passam a ser de série a partir da versão 200 TSI. Já o Start-Stop vem de fábrica em todas as versões.

Taos, Jetta e Amarok

veículos novos em 2022
VW Amarok (Foto: Divulgação/VW)

Por fim, falaremos de três modelos importados. O motor do SUV médio Taos, lançado no ano passado, teve o sistema de gerenciamento de motor recalibrado para ficar mais eficiente. Este propulsor 250 TSI (1.4 Turbo) pode produzir uma potência máxima de 150 cv e um torque máximo de 25,5 kgfm. Este continua sendo vendido nas configurações Comfortline e Highline. O mesmo aconteceu com o motor V6 da Amarok e o potente propulsor 350 TSI do Jetta GLI.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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