VW Polo TSI ou Fiat Argo 1.8? Qual hatch vale mais a compra?

Dois dos hatches mais rápidos dispníveis no mercado, Fiat Argo 1.8 e VW Polo 1.0 TSI possuem um bom conteúdo. Quem vale mais a pena?

Duas das grandes marcas no mercado automotivo brasileiro, Fiat e Volkswagen sempre travaram duelos interessantes na categoria dos hatches. De um lado, os mineiros já produziram modelos como 147, Uno, Palio e Punto. Do outro, alguns ícones como Fusca, Gol, Fox e Gol saíram das fábricas da alemã. Agora, é hora de saber quem tem o melhor dois volumes 0km: VW Polo ou Fiat Argo.

VW Polo TSI ou Fiat Argo 1.8?

Ambos os veículos são bem admirados pelo público em geral. Apesar de estar atrás de duas picapes (Toro e Strada) e do Mobi no ranking de vendas, o Argo possui um bom volume de vendas e ainda está entre os 10 mais vendidos em todo o país. Por outro lado, o Polo é o terceiro mais vendido da marca, perdendo apenas para o veterano Gol e o SUV T-Cross. De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, foram vendidos em abril 5.383 unidades do primeiro e 2.516 do segundo.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Motorização

Suas versões com motor turbo podem entregar um desempenho muito bom, além de serem bastante completas. Outro destaque é que os dois são praticamente da mesma geração.

Lançado em 2017, o Fiat Argo chegou para substituir o Palio e o Punto. Sua versão top de linha (HGT) traz o propulsor 1.8 E.torQ 16v Flex, que tem potência de 139 cv usando etanol (135 cv usando gasolina) a 5.750 rpm e torque de 19,27 kgfm (18,76 kgfm usando gasolina). Com o câmbio automático de seis marchas, ele pode atingir a velocidade máxima de 169,7 km/h (169,2 km/h com gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos (11,1 segundos com gasolina).

Além de ter um dos maiores porta-malas da categoria, ele é mais alto que o carro da VW (1.507 mm). Ele ainda tem as seguintes dimensões: 4.000 mm de comprimento e 1.750 mm de largura. Seu espaço interno é muito bom.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Enquanto isso, o VW Polo já é um velho conhecido por aqui. Sua sexta geração chegou por aqui praticamente no mesmo ano que seu rival. Debaixo do capô, ele traz o eficiente motor 1.0 200 TSI e tem potência máxima de 128 cv com etanol (116 cv com gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 giros  Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos (gasolina) e 9,6 segundos (etanol). Sua velocidade máxima é de 192 km/h usando etanol – 184 km/h usando gasolina.

E ele não é considerado um mini-Golf à toa. Ele mede 4.057 mm de comprimento, 1.964 mm de largura, 1.468 mm de altura. Além disso, ele carrega cinco pessoas com bastante conforto. O veículo possui a mesma capacidade do bagageiro do italiano.

Consumo

Além de ter um conjunto mecânico mais forte, o Polo Highline também é o mais econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos de estrada, ele pode rodar 13,9 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol).

Isso não significa que o Argo HGT beba muito. Porém, os números são apenas razoáveis. Ele pode fazer: 9,7 km/l (gasolina) e 6,9 km/l (etanol) no perímetro urbano; 12,8 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) em trechos de rodovia.

Preços e equipamentos de série

Tanto Fiat Argo HGT 1.8 quanto VW Polo Highline 1.0 TSI oferecem um ótimo conteúdo. As duas montadoras não mediram esforços para entregar algo com um acabamento interno refinado, itens tecnológicos e sistemas modernos de segurança.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Com preços a partir de R$ 84.890, essa é a versão top de linha do veículo fabricado em Betim-MG. Seu visual é bastante diferente, comparado as outras configurações.

Além disso, ele oferece central multimídia UCONNECT, aerofólio traseiro, alarme, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração (Drive by Wire), sinalização de frenagem de emergência, sistema follow me home, freios ABS com EBD, rodas de aço 14″, controle de estabilidade, volante revestido em couro, sensor de estacionamento, quadro de instrumentos digital, vidros e travas elétricas; e volante com regulagem de altura.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Da mesma forma que outros veículos, o carro da Volkswagen é fabricado na planta de São Bernardo do Campo. O modelo Polo Highline (R$ 98.490) está somente abaixo da versão esportiva GTS.

O carro vem de série com banco traseiro repartido, entrada USB para o banco traseiro, freio a disco nas quatro rodas, ar-condicionado digital, quatro alto-falantes, banco traseiro com encosto rebatível, luzes de leitura, sistema multimídia “VW Play”  com tela sensível ao toque, entradas USB, detector de fadiga, vidros elétricos dianteiros e traseiros (função one-touch). direção elétrica (Easy Drive), assistente de partida em aclive, quatro airbags, sensor de chuva, sensor crepuscular, sistema de alarme, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), paddle-shifts, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema keyless, espelhos com função tilt-down.

Conclusão

Assim sendo, apesar dos preços estarem bem próximos de alguns SUVs compactos, os dois ainda representam bem a categoria dos hatches e a história que ambas as fabricantes possuem. Mesmo custando mais, o Volkswagen Polo 1.0 TSI Highline leva a vantagem sobre o Fiat Argo 1.8 HGT por trazer um motor mais moderno, ser maior e ter uma extensa lista de itens de série.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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