VW Polo TSI Comfortline ou Highline: Qual versão vale mais a compra?
VW Polo TSI Comfortline ou Highline:: Qual vale mais a compra? Veja o comparativo entre as duas versões do hatch que usam o motor 1.0 turbo.
Em 2017, o VW Polo TSI estreou no mercado brasileiro. Na época, o hatch trouxe nas versões mais completas o motor 1.0 TSI, que também é chamado de 200 TSI pela fabricante.
Ao lado do seu irmão maior Golf, o Volkswagen Polo é um dos hatches mais importantes da história da fabricante alemã. Sua primeira geração foi lançada em 1975. Atualmente, ele está em sua sexta geração e é vendida em todo o mundo. Aqui no Brasil, ele é um dos veículos mais vendidos da montadora. Um de seus atributos é o motor 200 TSI, que mistura economia e velocidade. Mas qual das versões que ele equipe vale mais a compra: Comfortline ou Highline?
VW Polo TSI Comfortline ou Highline
Se excluirmos a versão esportiva GTS, os modelo que trazem sob o capô o motor da linha TSI são os mais caros de toda a linha. A configuração Comfortline está custando a partir de R$ 91.720 e o Highline está custando a partir de R$ 98.490.
Lançado há quatro anos, o Polo de sexta geração foi concebido sobre a plataforma MQB A0. Na época, o lançamento surpreendeu o mercado, visto que o Brasil não foi contemplado com a quinta geração do veículo – a quarta, por sua vez, ficou em linha entre 2002 e 2014. Sem falar que trouxe um ar mais moderno e colocou a Volks na briga da categoria.
As diferenças entre as duas versões podem parecer poucas. Porém, elas são perceptíveis logo que vemos o lado externo. Os dois possuem faróis de neblina (Cornering light) e faróis duplos. Porém, o modelo mais caro se diferencia por conta das luzes de condução diurna em LED e os faróis com função ‘coming/leaving home’ Já o para-choque do modelo mais caro possui detalhe cromado no para-choque.
Enquanto isso, no lado interno dos veículos, há mais diferenças. Os bancos do Polo Highline, por exemplo, são revestidos em couro “Native” e no Polo Comfortline são em tecido. Ainda assim, os dois trazem a central multimídia “VW Play” de série.
Motorização e consumo
Um fato que une os dois modelos é o propulsor 1.0 200 TSI. Sua potência máxima é de 128 cv a 5.500 rpm e o torque máximo é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.350 rpm. De acordo com a montadora alemã, ele pode acelerar de 0 a 100 em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h. A transmissão sempre será a automática de seis velocidades.
Não importa se você escolher entre VW Polo TSI Comfortline ou Highline, você terá um carro bem econômico. Segundo dados do Inmetro, o modelo mais barato ainda consegue uma pequena vantagem sobre a outra versão:
- Comfortline: 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade; 14,1 km/l (gasolina) e 9,8 (etanol) em trechos de estrada.
- Highline: 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) no ciclo urbano; 13,9 km/l (ga solina) e 9,5 km/l na rodovia.
Equipamentos de série
O pacote de equipamentos de série não problema para as versões do VW Polo. Pelo contrário, eles oferecem um ótimo conteúdo.
O Polo Comfortline vem de fábrica controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio de eletrônico de diferencial, chave presencial, partida por botão, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, quatro alto-falantes, banco traseiro com encosto rebatível, luzes de leitura, entradas USB, vidros elétricos dianteiros e traseiros (função one-touch). direção elétrica (Easy Drive), assistente de partida em aclive, quatro airbags, sistema de alarme, retrovisores com sistema tilt-down e sensor de estacionamento traseiro.
Por outro lado, o Polo Highline adiciona alguns mimos na lista acima. Dentre seus itens exclusivos, podemos destacar o ar-condicionado digital Climatronic, paddle-shifts, piloto automático, banco do passageiro dianteiro rebatível, alavanca do freio de mão revestida em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular e sensores de estacionamento dianteiros.
Conclusão – Fique com o Polo Highline TSI
Assim sendo, as duas versões do VW Polo que são equipadas com o motor TSI oferecem bons equipamentos. Porém, entre os dois, a versão Highline traz um pacote de itens mais interessante. Dessa forma, se for possível, compensa pagar os R$6.770 de diferença.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.