Uma retrospectiva dos 25 anos do Polo GTI
Quando foi lançado em 1979, a variante GT da primeira linha de produtos Polo causou um grande rebuliço. Mas foi somente em 1998 e na terceira geração do Polo que o carro foi autorizado a ostentar as icônicas três letras.
A VW limitou a produção do primeiro Polo GTI a 3.000 unidades e anunciou pouco tempo depois que o modelo estava esgotado. A próxima versão do GTI apareceu vários anos depois, em 2006. A Cup Edition de 132 kW (180 PS) foi um verdadeiro deleite para os fãs, pois era visualmente baseada nos carros de corrida usados na Polo Cup.
Depois veio a quinta geração de 2010: o motor 1.4 TSI com turbo e sobrealimentação provou ser um sucesso entre os entusiastas do GTI e também conquistou novos fãs. O sucessor em 2014 foi uma força a ser reconhecida: o novíssimo motor TSI oferecia 141 kW (192 PS) e velocidades máximas de 236 km/h.
O Polo continuou a evoluir e a tradição GTI evoluiu com ele: a sexta geração do Polo de 2021 estabeleceu novos padrões para carros compactos. Baseava-se na matriz transversal modular (MQB), que representa o progresso tecnológico em todas as linhas de produtos, bem como alta resistência da carroceria, baixo peso exemplar do veículo e excelentes propriedades de colisão.