VW Polo 1.0 ou VW Gol? Entenda qual deles pode ser uma melhor compra
Por conta do preços bastante parecidos, o VW Gol 1.6 e a versão mais simples do VW Polo acabam concorrendo entre si. Qual vale mais a pena?
Comprar um carro menor, só que mais completo, ou comprar um modelo básico, mas que é maior e com um projeto mais moderno. Essa é a dúvida que muitas pessoas tem na hora de comprar um carro novo. Por conta do preços bastante parecidos, o VW Gol top de linha e a versão mais simples do VW Polo acabam concorrendo entre si. Qual vale mais a pena?
VW Polo 1.0 ou VW Gol?
A Volkswagen foi uma das primeiras montadoras a abrir uma fábrica aqui no Brasil. Sua principal planta é a que está localizada em São Bernardo do Campo-SP. Desde 1950, vários veículos consagrados saíram de lá. Entre eles, os dois que fazem parte deste artigo.
No mês passado, o VW Gol terminou na 3ª posição do ranking de mais vendidos (6.891 unidades). Já o Polo finalizou em 19º (3.076).
O Gol 2021 está sendo vendido com duas motorizações: 1.0 e 1.6. A segunda traz um motor que pode produzir 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol) a 5.250 rpm. O torque máximo de 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (etanol) a 2.500 rpm.O modelo com câmbio manual de cinco marchas está saindo com preços a partir de R$ 65.250. Já com a caixa automática de seis velocidades, ele está custando a partir de R$ 71.350.
Já o Polo foi construído usando a plataforma MQB Ao. O modelo mais básico está custando cerca de R$2.000 (a partir de R$ 64.130) a menos que o seu irmão menor, mas não traz a transmissão automática. Seu motor pode produzir 75 cv (gasolina) e 84 cv (etanol) a 6.350 rpm e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 9,6 kgfm (etanol) a 3.000 rpm.
No espaço interno, veículo lançado em 2018 leva a vantagem. Seu porta-malas tem capacidade para 300 litros (contra 285 l).
Consumo
Mesmo sendo mais pesado, os números de consumo do Polo 1.0 são melhores. Segundo o Inmetro, ele faz 12,9 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, o carro faz 14,3 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol).
Enquanto isso, o seu “rival” pode rodar : 11,1 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 14,3 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) na rodovia. Os dados aqui são da versão com câmbio mecânico.
Equipamentos de série
Pelos preços pedidos pela montadora alemã, os dois veículos trazem um bom pacote de equipamentos. O Gol traz de série dois airbags, freios ABS com sistema antitravamento e EBD, alerta de frenagem de emergência, ar condicionado, banco de motorista, chave tipo canivete, direção hidráulica, farós com mascara escurecida, luz de freio, vidros e travas elétricos, rodas de aço aro 15″ e entre outros.
Porém, o Polo traz alguns itens que estão sendo disponibilizados no Gol apenas no pacote de opcionais “Urban Completo”. Esse é o caso do assistente para partida em aclive (HHC), alarme Keyless e o volante multifuncional.
Outras exclusividades do carro: quatro airbags, ar-condicionado, computador de bordo com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial e o sistema de som touchscreem “Conposition Touch” com app-connect.
Conclusão
Em resumo, o VW Gol 1.6 traz um motor mais potente. Entretanto, VW Polo 1.0 traz uma plataforma mais atual, gasta menos de combustível e oferece um pacote de equipamentos de série mais interessante.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.