VW Polo 1.0 ou VW Gol? Entenda qual deles pode ser uma melhor compra

Comprar um carro menor, só que mais completo, ou comprar um modelo básico, mas que é maior e com um projeto mais moderno. Essa é a dúvida que muitas pessoas tem na hora de comprar um carro novo. Por conta do preços bastante parecidos, o VW Gol top de linha e a versão mais simples do VW Polo acabam concorrendo entre si. Qual vale mais a pena?

VW Polo 1.0 ou VW Gol?

A Volkswagen foi uma das primeiras montadoras a abrir uma fábrica aqui no Brasil. Sua principal planta é a que está localizada em São Bernardo do Campo-SP. Desde 1950, vários veículos consagrados saíram de lá. Entre eles, os dois que fazem parte deste artigo.

No mês passado, o VW Gol terminou na 3ª posição do ranking de mais vendidos (6.891 unidades). Já o Polo finalizou em 19º (3.076).

Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil)

O Gol 2021 está sendo vendido com duas motorizações: 1.0 e 1.6. A segunda traz um motor que pode produzir 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol) a 5.250 rpm. O torque máximo de 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (etanol) a 2.500 rpm.O modelo com câmbio manual de cinco marchas está saindo com preços a partir de R$ 65.250. Já com a caixa automática de seis velocidades, ele está custando a partir de R$ 71.350.

Já o Polo foi construído usando a plataforma MQB Ao. O modelo mais básico está custando cerca de R$2.000 (a partir de R$ 64.130) a menos que o seu irmão menor, mas não traz a transmissão automática.  Seu motor pode produzir 75 cv (gasolina) e 84 cv (etanol) a 6.350 rpm e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 9,6 kgfm (etanol) a 3.000 rpm.

No espaço interno, veículo lançado em 2018 leva a vantagem. Seu porta-malas tem capacidade para 300 litros (contra 285 l).

Consumo

Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil
Foto: Divulgação/Volkswagen

Mesmo sendo mais pesado, os números de consumo do Polo 1.0 são melhores. Segundo o Inmetro, ele faz 12,9 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, o carro faz 14,3 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol).

Enquanto isso, o seu “rival” pode rodar : 11,1 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 14,3 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) na rodovia. Os dados aqui são da versão com câmbio mecânico.

Equipamentos de série

Pelos preços pedidos pela montadora alemã, os dois veículos trazem um bom pacote de equipamentos. O Gol traz de série dois airbags, freios ABS com sistema antitravamento e EBD, alerta de frenagem de emergência, ar condicionado, banco de motorista, chave tipo canivete, direção hidráulica, farós com mascara escurecida, luz de freio, vidros e travas elétricos, rodas de aço aro 15″ e entre outros.

Foto: Divulgação/Volkswagen
Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil

 

Porém, o Polo traz alguns itens que estão sendo disponibilizados no Gol apenas no pacote de opcionais “Urban Completo”. Esse é o caso do assistente para partida em aclive (HHC), alarme Keyless e o volante multifuncional.

Outras exclusividades do carro: quatro airbags, ar-condicionado, computador de bordo com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial e o sistema de som touchscreem “Conposition Touch” com app-connect.

Conclusão

Em resumo, o VW Gol 1.6 traz um motor mais potente. Entretanto, VW Polo 1.0 traz uma plataforma mais atual, gasta menos de combustível e oferece um pacote de equipamentos de série mais interessante.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar