VW Polo 2023; saiba por que o modelo veio mais simples e mais barato
O VW Polo 2023 foi apresentado essa semana, o hatch chega com redução de preços para se tornar mais competitivo dentro do segmento.
Essa semana, o VW Polo 2023 foi revelado ao mercado nacional. E para a surpresa de muitos, o carro conta com versões mais acessíveis. A estratégia é simples: ficar mais competitivo em relação aos demais hatches, uma vez que o segmento premium de compactos tem sido deixado de lado pelo brasileiro.
VW Polo 2023 chega mais acessível, mas a redução de potência não é a única justificativa
A montadora alemã apresentou o hatch VW Polo ao mercado nacional. O modelo chega com algumas mudanças no visual, equipamentos e motorização, que ficou menos potente. Porém, a perda de 12 cv não é suficiente para justificar a queda de preço.
O modelo é oferecido em quatro versões, a da entrada, a MSI, tem preço de R$ 82.990, enquanto a TSI é vendida por R$ 92.990. Já as versões mais completas, a Comfortline e a Highline tem preços de R$ 102.990 e R$ 109.990, reduções de R$ 6 mil e R$ 7 mil, respectivamente.
Versões e preços VW Polo 2023
- Polo MSI – R$ 82.990
- Polo TSI –R$ 92.990
- Polo Comfortline – R$ 102.990
- Polo Highline – R$ 109.990
Novo posicionamento dentro do mercado nacional
O Polo 2023 ficou mais acessível para conseguir se posicionar de forma mais competitiva em relação aos hathes que dominam a categoria, o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix, ambos carros mais populares.
Já o hatch da VW é considerado do compacto premium. Porém, com a forte tendência dos SUVs compactos no Brasil, o segmento tem perdido espaço. Com isso, a VW deixou o modelo mais acessível para competir de forma mais acirrada com os outros veículos que são líderes no segmento.
É válido destacar que essa tendência não é exclusiva da montadora alemã. De forma mais recente, a Peugeot fez o mesmo com o Novo 208. O modelo também considerado um hatch premium, ganhou versões de entrada mais acessíveis, justamente para que elas briguem de forma mais competitiva com o HB20 e Onix.
Motorização do Polo traz o motor TSI acoplado ao câmbio manual pela primeira vez
No caso do modelo francês, as configurações de acesso ganharam motor 1.0 litro e câmbio manual.
Já o Novo Polo 2023 é oferecido em duas opções de motorização, MPI e TSI, e duas de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis. A versão de entrada do compacto traz o 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades – pela primeira vez o Novo Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Trata-se do melhor motor turbo em termos de consumo entre seus principais concorrentes.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.