VW Polo 1.0 TSI: 5 motivos para comprar e 5 para não comprar

Um hatch importante da Volkswagen é o Polo, que está atualmente em sua sexta geração. Veja os prós e contras de um VW Polo 1.0 TSI?

A Volkswagen possui uma vasta experiência em fabricar hatches. Dentre os modelos que ainda são fabricados pela marca em todo o mundo, podemos destacar o Gol e o Golf. Outro modelo importante é o Polo, que está atualmente em sua sexta geração. Mas você sabe quais são os pontos positivos de um VW Polo 1.0 TSI? E os negativos? Veja aqui!

Está em busca de um hatch compacto? Veja os prós e contras do VW Polo 1.0 TSI (Foto: Divulgação/VW)

Veja aqui 5 motivos para comprar e 5 para não comprar um VW Polo 1.0 TSI

O Polo começou a ser vendido aqui no Brasil no ano de 2002. Já a geração atual foi lançada no ano de 2017. Fabricado em São Bernardo do Campo-SP, é um dos veículos que são produzidos sobre a plataforma MQB-A0. E ele possui um bom volume de vendas. De acordo com a Fenabrave, o modelo teve 1.379 unidades vendidas até o momento.

Ele é um dos hatches compactos a venda no mercado e pode vir a ser a uma boa comprar. Pensando nisso, o Garagem360 traz para você os seus pontos positivos e negativos das versões equipadas com o motor 1.0 TSI.

Prós

Espaço interno

VW Polo (Foto: Divulgação/VW)

Começamos falando de um ponto que muitas pessoas levam em consideração na hora de comprar um veículo novo. O VW Polo se destaca quando falamos do espaço interno. Ele consegue levar cinco passageiros com conforto.

Este carro possui um entre-eixos de 2.565 mm. Ou seja, maior que seus concorrentes, como Fiat Argo (2.521 mm) e Hyundai HB20 (2.530 mm).

Porta-malas

Outro ponto do carro que merece destaque é o porta-malas. Nesta nova geração, o Polo possui um bagageiro com capacidade para 300 litros. Ele não chega a ser o maior da categoria, mas está na média. Ainda mais pensando que esta é a mesma capacidade do porta-malas do Fiat Argo e do Hyundai HB20. Além de ficar a frente do Chevrolet Onix.

Desempenho

VW Polo (Foto: Divulgação/VW)

O bom desempenho de seu motor 1.0 turbo aparece como um ponto positivo. Este propulsor, chamado de 1.0 TSI ou 200 TSI na VW, pode produzir uma potência de 128 cv com etanol (116 cv usando gasolina) e um torque máximo de 20.4 kgfm. De acordo com a marca, ele pode fazer o VW Polo 1.0 TSI atingir os 100 km/h em 9,5 segundos com etanol.

Já com gasolina, ele faz o mesmo trajeto em 9,9 segundos. Já a velocidade máxima é de 192 km/h (etanol) ou 187 km/l (gasolina). O conjunto mecânico ainda conta com uma transmissão automática de seis velocidades.

Lista de equipamentos

VW Polo (Foto: Divulgação/VW)

O motor citado acima está disponível em duas versões do VW Polo. A mais em conta é a Comfortline.  Este carro já vem de série com quatro airbags, sensores de estacionamento (traseiros; Park Distance Control), Hill Hold Control, ar-condicionado, roda de liga leve de 15 polegadas, central multimídia de 10 polegadas, faróis de neblina e entre outros.

Já o modelo Highline é o mais completo da linha. Este modelo se diferencia pela presença do ar-condicionado digital, pelos sensores de estacionamento dianteiros, pelo piloto automático, pelo painel de instrumentos de 10,25 polegadas, pelo detector de fadiga e entre outros.

Revisões

Para finalizar, falaremos do plano de revisão do VW Polo 1.0 TSI. Este modelo é uma das versões que fazer parte do pacote de revisões planejadas da marca alemã. No caso, você paga pelas três primeiras revisões um valor determinado. No caso do Polo, este pacote custa R$ 1.759.

Agora, veja os valores das seis primeiras revisões de um Polo 200 TSI Highline 2022.

  • 1ª revisão = R$ 719,62
  • 2ª revisão = R$ 803,88
  • 3ª revisão = R$ 709,38
  • 4ª revisão = R$ 1.384,10
  • 5ª revisão = R$ 709,38
  • 6ª Revisão = R$ 803,88

Contras

Consumo

VVW Polo (Foto: Divulgação/VW)

Só que o carro ainda oferece alguns pontos não favoráveis. Um deles é o consumo. Este carro pode rodar 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele pode rodar 13,9 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol). Este número é menor que o de seus principais concorrentes.

O Chevrolet Onix 1.0 Turbo pode rodar 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) em trechos urbanos. Em trechos de estradas, ele pode fazer 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol). O Hyundai HB20 1.0 TGDI também pode levar vantagem.

Preços

Os preços cobrados pelos automóveis aqui no Brasil estão nas alturas. E este não é um ponto forte do Polo. A versão Comfortline, por exemplo, está custando a partir de R$ 108.290. Já o modelo mais caro (Polo Highline) está custando a partir de R$ 116.350. Isso é um pouco a mais do que é cobrado pelas versões mais caras de alguns de seus rivais.

Falta mais equipamentos de segurança e assistência ao condutor

Falamos acima que o VW Polo é bastante completo. Mas ele não conta com alguns equipamentos presentes em outros modelos. Ainda mais quando falamos de equipamentos de segurança e de assistência ao condutor. Destaque para o Park Assist, airbags de cortina, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa e entre outros.

Visual

VW Polo europeu (Foto: Divulgação/VW)

A atual geração do Polo foi lançada em 2017. Na época, o modelo era o mesmo que o europeu e trazia detalhes modernos. Mas o tempo passou e modelo brasileiro não passou por alterações. Estas já aconteceram com o Polo europeu.

Por lá, ele recebeu mudanças na dianteira, na traseira e no interior. A expectativa é que o modelo chegue em  até o fim deste ano. Vamos ver os próximos passos da marca.

Acabamento

VW Polo (Foto: Divulgação/VW)

Por fim, falaremos do acabamento do carro. É comum ver proprietários reclamando do acabamento do carro em sites da internet. Principalmente quando se trata da quantidade e da rigidez dos plásticos usados.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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