VW passa Tesla em vendas e Musk fica de cabelos em pé
Tesla enfrenta queda nas vendas em 2025, com a Volkswagen e a BYD ganhando terreno no mercado de carros elétricos.
O ano de 2025 consolidou um péssimo cenário para a Tesla, fabricante de Elon Musk: uma grande queda nas vendas de seus modelos. Agora, a VW também sai à frente da norte-americana.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes disso!
VW passa Tesla em vendas em 2025
Bem, neste ano, a Volkswagen (VW) conseguiu superar a Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, deixando a norte-americana como de estanteio.
Em detalhes, a montadora alemã se beneficia de uma estratégia focada em modelos mais acessíveis e com uma rede de distribuição robusta, o que atrai mais consumidores.
Além disso, a VW fortaleceu sua presença com o lançamento de novos modelos mais tecnológicos e modernos, que, inclusive, já são verdadeiros sucessos.
Enquanto isso, a Tesla enfrenta desafios que vão além das questões de produção e distribuição. A concorrência não vem só da Volkswagen, mas também de outras marcas, como a BYD, que cresce cada vez mais.
Isto é, a chinesa BYD, por exemplo, apresentou um enrome aumento nas vendas e mostrou que, além de oferecer carros elétricos de alta qualidade, também é capaz de atender a uma demanda crescente por preços mais acessíveis.
Para a Tesla, a situação exige mudanças um tanto quanto rápidas. A montadora de Musk já anunciou o lançamento do Model Y atualizado, com a esperança de retomar uma parte do mercado perdido, mas a recuperação poderá ser lenta.
Fique de olho: Tesla tem a PIOR reputação do mundo entre marcas de carros elétricos
O que está por trás da crise da Tesla?
A crise que a Tesla enfrenta não se resume apenas à competição no mercado de carros elétricos, visto que a marca também lida com tensões políticas e crises internas que afetam sua imagem.
Isto é, Elon Musk, CEO da empresa, está envolvido em uma série de polêmicas políticas aliadas ao governo Trump, o que gerou reações negativas em alguns mercados, principalmente na Europa.
Por fim, essas questões políticas acabam refletindo na imagem da Tesla e impactam a percepção do público. Além disso, a queda no valor das ações da empresa, que já sofreu uma diminuição de 42% desde o pico em dezembro, torna o cenário ainda mais desafiador.
Aproveite para conferir: Chevrolet Spark EUV chega ao mercado e traz mesmo truque usado no Dolphin Mini
E aí, o que você acha da atual situação da Tesla? Comente abaixo e conte-nos a sua opinião!