VW paga mais de R$ 10,5 milhões em acordos trabalhistas
Em uma semana, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Superior do Trabalho (Cejusc-TST) obteve acordos em 34 processos trabalhistas envolvendo a Volkswagen. O valor conciliado entre VW e trabalhadores passou de R$ 10,5 milhões.
Participação de contadores da VW agiliza os acordos trabalhistas
A pauta temática ocorreu na semana passada (entre os dias 14 e 18 de agosto), quando foram realizadas nada menos do que 78 audiências de conciliação. Em 51% dos casos foram firmados acordos trabalhistas. Há, ainda, 28 processos com negociação em andamento.
Conforme o Cejusc, ligado à Vice-Presidência do TST, um dos diferenciais para a obtenção dos acordos foi a participação de contadores da VW nas audiências de conciliação, o que agilizou a negociação e facilitou a definição dos valores.
Ao longo desta semana, o TST promoverá outra pauta temática, desta vez referentes a recursos judiciais envolvendo a Petrobras.
TST intensifica esforços para a negociação de acordos trabalhistas
A conciliação trabalhista é um método em que os conflitos nas relações de trabalho são resolvidos pelas próprias pessoas envolvidas, com a participação de uma terceira que, usando técnicas adequadas, promove o diálogo e busca estabelecer acordos para, assim, resolver os processos de maneira mais rápida e eficaz.
Desde o início deste ano, o TST tem intensificado esforços para a negociação em processos que tramitam na Corte, por meio do Cejusc-TST, coordenado pelo vice-presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Além de facilitar o acesso à conciliação – e, consequentemente, o fechamento de acordos trabalhistas – a unidade agilizou a realização de audiências em que equipes especializadas da Justiça do Trabalho atuam na mediação de conflitos entre trabalhadores e empregadores, contribuindo para que as partes participem da construção das decisões.
Pedidos de conciliação em recursos que tramitam no TST podem ser solicitados por qualquer uma das partes, por meio de formulário eletrônico disponível na página do Cejusc, na opção “Quero Conciliar”.
Efetivado o pedido, o Cejusc-TST rá solicitar, mediante peticionamento nos autos, o processo ao Relator e, caso haja o deferimento do pedido de conciliação, irá providenciar tudo para realizar as sessões de mediação e conciliação.
Veja também: SUV de entrada da VW tem mudanças IMPORTANTES na nova linha