VW Nivus x Tiggo 3x: qual SUV de entrada tem o melhor custo-benefício?
Confira o comparativo entre os SUV's de entrada VW Nivus x Tiggo 3x. Ambos os modelos possuem mesma faixa de preço, confira os detalhes!
Os SUV’s de entrada, também conhecidos como SUV’s compactos são a categoria que mais cresce no mercado nacional nos últimos tempos. Não é por acaso que as montadoras investem cada vez mais no segmento. Na lista dos integrantes encontram–se o VW Nivus e o Tiggo 3x da Caoa Chery. No entanto, entre os modelos disponíveis, qual deles possui o melhor pacote de custo-benefício? Confira!
SUV’s copactos: VW Nivus x Tiggo 3x, quem leva a melhor?
Ambos os veículos atendem a proposta de ser um modelo de entrada para a categoria. O preço dos dois paira na casa dos R$ 100 mil. No caso o Caoa Chery Tiggo 3X Pro tem valor de R$ 105.990.
Já o alemão VW Nivus Comfortline 200 TSI tem preço sugerido de R$ 105.645. Ou seja, ambos os modelos possuem a mesma faixa de preço.
Motorização: VW Nivus entrega 26 cv de potência a mais
O Tiggo 3x Pro tem embaixo do capô um motor 1.0 12v turbo, que desempenha uma potência de 102 cv e 17,1 kgf,m de torque. Aliado ao motor está a transmissão automática tipo CVT.
Já do outro lado do embate, o Nivus Comfortiline também possui um motor 1.0 12V turbo. No entanto, nesse caso, a potencia é de 128 cv, e o torque de 20,4 kgf,m. O Nivus possui um câmbio automático de seis marchas.
Nesse quesito, o modelo da Volkswagen larga na frente por conseguir entregar 26 cv de potência a mais e o torque extra de 3,3 kgf,m.
VW Nivus x Tiggo 3x: consumo semelhante em ambos os casos
Sobre os dados de consumo, segundo o Inmetro, o Tiggo 3x alcança um desempenho de 7,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o modelo faz 11,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Os dados acima são bem semelhantes no comparativo com seu concorrente direto, o Nivus. Nesse caso, o modelo da Volkswagen faz 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 10,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com a gasolina.
Espaço interno: Tiggo 3x larga na frente quando o assunto é porta-malas
Por se tratar de um SUV mesmo que compacto, o quesito espaço interno, tanto para todos os ocupantes e para a bagagem, é muito importante. Nesse caso, o Caoa Chery Tiggo 3x conta com um entre-eixos de 2,55 metros e um porta-malas de 420 litros.
O Nivus tem um entre-eixos de 2,56 metros, vantagem mínima (quase nula), sobre o Tiggo 3x. No entanto, o modelo sai em desvantagem no quesito capacidade volumétrica de porta-malas. Nesse caso, são 5 litros a menos, totalizando 415 litros.
Itens de série: Tiggo 3x mais completo
Ambos os modelos possuem uma boa lista de itens de série, como controle eletrônico de estabilidade, faróis e DRL de led, sensor traseiro, câmera de ré, assistente de partida em rampa, piloto automático, ar-condicionado e rodas de liga leve de 16”.
No entanto, o Tiggo 3x entrega itens como lanternas de neblina, controlador de velocidade em descida, chave presencial e partida por botão. Já o Nivus, entrega painel digital de série.
VW Nivus tem menor custo de manutenção até os 30 mil km
Outro ponto de destaque para o VW Nivus é a revisão. Até os 30 mil km, o proprietário do veículo não gastará nada para realizar a manutenção do veículo. Isso porque a marca inclui as três primeiras revisões (a cada 10 mil km), no valor final do modelo.
Já o Caoa Chery Tiggo 3x, durante o mesmo período exigirá um investimento de R$ 1.612 em revisões.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
VW Nivus x Tiggo 3 x: quem leva a melhor?
O Tiggo 3x tem um pacote de itens de série um pouco maior, bem como um porta-malas mais generoso. No entanto, o VW Nivus entrega maior potência e revisão na faixa até os 30 mil km. Os dados de consumo são praticamente os mesmos em ambos os modelos.
Para decidir, é preciso pesar na balança o que é mais importante para você na hora de adquirir um carro. Nesse comparativo, hoje o VW Nivus ganha com uma pequena vantagem. Porém, ambos os modelos assumem bem o posto de SUV’s de entrada.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.