VW Nivus poderá realmente ‘perder’ para o Fiat Fastback; saiba

Aqui no Brasil, o Fiat Fastback concorrerá com o VW Nivus. Será que o modelo da Volkswagen conseguirá ser melhor que o carro da Fiat?

O lançamento do Fiat Fastback é bastante aguardado. A novidade da montadora italiana será apresentada neste mês de setembro e chegará ao mercado para ser o segundo SUV da empresa. Um de seus prováveis concorrentes será o VW Nivus. Este SUV-cupê possui bons atributos. Mas será que o modelo conseguirá ser melhor que o carro da Fiat?

(Foto: Divulgação/Fiat)

VW Nivus x Fiat Fastback

Nos últimos anos, o mercado brasileiro dos SUVs cresceu. As vendas aumentaram e diversos utilitários esportivos inéditos foram apresentados por aqui. O VW Nivus está entre as novidades que foram lançadas no País recentemente. O modelo foi apresentado no ano de 2020 como o SUV de entrada da marca alemã.

Fabricado sobre a plataforma MQB-A0, o Nivus é vendido em duas versões diferentes. A opção de entrada é a  Comfortline, que está custando a partir de R$ 121.670. Já o modelo topo de linha, Highline, custa a partir de R$ 138.390. O carro tem como destaque seu design. Este SUV tem linhas esportivas e detalhes sofisticados.

Atualmente, o Nivus é uma opção para quem busca um SUV-cupê mais barato. No entanto, um concorrente de peso será lançado. A Fiat irá apresentar o Fastback oficialmente no próximo dia 14. O modelo chegará para ser o segundo utilitário esportivo da marca.

Espera-se que o modelo use a plataforma MLA – já utilizada na fabricação do Pulse. O veículo já teve algumas fotos oficiais divulgadas. Além disso, algumas unidades foram flagradas nas ruas. Com estas fotos, é possível ver que este será um carro com porte imponente, linha esportivas e um visual moderno.

Destaque para a grade frontal (formato de colmeia nas versões mais caras) e para as lanternas traseiras afiladas. O modelo das fotos traz rodas esportivas em acabamento diamantado. Os preços devem ser revelados em breve. Neste caso, o modelo deve custar acima dos R$ 127.390 cobrados pelo Pulse Impetus Turbo 200 Flex.

Um ponto que este modelo deve levar vantagem sobre o VW Nivus é o tamanho. As dimensões não foram divulgadas. Entretanto, é possível que o Fastback tenha um comprimento parecido com o do Fiat Cronos, ou seja, algo próximo de 4.364 mm. O carro da VW mede 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura.

(Foto: Divulgação)

Interior e equipamentos

Um outro ponto que merece ser avaliado é o lado interno. O VW Nivus possui uma distância entre-eixos de 2.566 mm. Já o Fiat Fastback poderá chegar com um entre-eixos de 2.532 mm – que é o mesmo do Pulse. Isso signifca que o primeiro modelo levaria uma vantagem neste quesito. Mas a situação muda quando se trata do porta-malas.

Rumores dão conta que a capacidade do bagageiro do Fastback pode ultrapassar a marca dos 500 litros. Isso faria com que o carro levasse vantagem sobre o Nivus, que tem um porta-malas para 415 litros.

Mas não há nada de oficial ainda. Pensando em equipamentos, o modelo da Fiat deve contar com alguns itens já presentes no Pulse, como a central multimídia de 10,1 polegadas e o volante. A Fiat já confirmou a presença do cluster full digital e do ar-condicionado digital. Mas haverá alguns itens diferentes.

Projeção Fastaback

De acordo com a marca, o modelo contará com freio de estacionamento eletrônico. A montadora ainda diz que os bancos “se destacam por seu acabamento primoroso com desenho em baixo relevo, conferindo ainda mais requinte e esportividade ao interior do Fiat Fastback”. A lista de equipamentos também deve ser revelada em breve.

Na configuração Highline, o VW Nivus vem de série com seis airbags, ACC, ar-condicionado “Climatronic”, bancos revestidos em couro sintético, câmera de ré, carregador sem fio, direção elétrica, faróis de neblina em LED, sensor de chuva, central multimídia “VW Play” de 10 polegadas, painel de instrumentos digital e entre outros.

Motorização e consumo

Além do comprimento e do porta-malas, o Fiat Fastback pode ganhar do VW Nivus na motorização. Não há nada confirmado pela marca italiana. No entanto, o novo SUV pode ser vendido em duas opções de motorização. Um dos motores deverá ser o 1.0 Turbo 200 Flex, que pode render 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

A transmissão, neste caso, deverá ser uma automática do tipo CVT (sete marchas simuladas). Já os modelos mais caros devem vir com um motor 1.3 Turbo Flex, que pode gerar uma potência de 185 cv e um torque de 27,5 kgfm. Aqui, o câmbio deverá ser um automático de seis velocidades.

Os dois motores são mais potentes que o 200 TSI (1.0 Turbo Flex) presente nas duas versões do Nivus. O propulsor pode produzir 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Neste caso, o motor está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Interior Novo Fastback (Fiat)

Recentemente, uma unidade do Fiat Fastback foi flagrada por @_andre22j (as fotos foram reproduzidas pelo canal @gessnermotors) com uma etiqueta de consumo do Inmetro.

De acordo com a imagem, a versão Impetus T200 (1.0 Turbo) poderá fazer 11,3 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, o modelo poderá fazer 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol). Lembrando que o Nivus Highline 200 TSI faz 12,1/8,3 km/l na cidade e 14,2/10,1 km/l na estrada.

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Conclusão

Assim sendo, o VW Nivus terá um pouco mais de trabalho quando o Fiat Fastback chegar. Isso porque o modelo da empresa italiana pode contar com um comprimento e um porta-malas maior. Além disso, os dois motores especulados são mais potentes. Bom, o que resta é esperar pelo lançamento para conhecer mais detalhes do novo SUV-cupê.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile