VW Nivus ou Jeep Renegade, qual os SUVs levar para casa? 

Vai comprar um SUV novo e está em dúvida: VW Nivus ou Jeep Renegade? Tudo bem, vamos fazer um comparativo dos modelos que têm ganhado destaque no mercado brasileiro nos últimos anos. Ambos trazem características interessantes e tecnologias de ponta, mas qual é o melhor?

Nivus
VW Nivus ou Jeep Reneage? Foto: Divulgação

VW Nivus ou Jeep Renegade?

Para isso vamos levar em consideração a versão de entrada de cada, o Renegade com motor 1.3 Turbo Flex AT6 de R$ 125.990 e o VW Nivus Comfortline com motor 1.0 de 3 cilindros em linha vendido por R$ 124.100.

Começando pela motorização. O Jeep vence nesse quesito, com seu novo motor, o 1.3 T270 turbo flex, o mesmo equipado no Jeep Compass e da Fiat Toro, capaz de entregar 185 cv de potência e 27,5 kgfm. O TS1 do Nivus não fica para trás, entregando 128 cv e 20,4 kgfm de torque. 

VEJA TAMBÉM

Os dois praticamente empatam no consumo de combustível. O modelo da Volkswagen faz 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada (gasolina). O Renegade, por sua vez, faz 11 km/l com gasolina no ambiente urbano e 14,2 km/l na estrada. 

O design do Nivus parece mais moderno e arrojado, com detalhes como suas linhas do teto no estilo cupê e as lanternas traseiras em LED. Já o Renegade aposta em um estilo mais robusto, quadradão e com elementos que lembram os irmãos Wrangler e o DNA off-road característico da marca. 

Na questão do espaço, o Nivus é um pouco menor e mais baixo, com as medidas: 4.266 mm C x 1.757 mm L x 1.525 mm A, enquanto o concorrente mede 4.268 mm C x 1.805 mm L x 1.696-1.712 mm A. Apesar disso, o porta-malas do modelo da VW é maior com 415 litros, ante 320 do Jeep. 

Renegade
Jeep Renegade com novo motor 1.3. Foto: Divulgação

A escolha pode ficar nos detalhes ou na percepção do carro

Os dois SUVs praticamente empatam em recursos tecnológicos. Ambos possuem central multimídia com tela touchscreen, conectividade com smartphones, além de ferramentas de segurança como airbags, controle de estabilidade e freios ABS. 

A escolha vai depender justamente de alguns pontos, como o gosto do consumidor, bem como sua percepção que tem do veículo. O Jeep Renegade acabou com uma fama de Crossover de apartamento, que não “aguenta o tranco”, mas a marca afirma ter feito melhorias e busca mudar essa mancha em sua história. 

Já a Nivus conta com a credibilidade embarcada da Volkswagen junto aos brasileiros. Além disso, uma pequena pesquisa sobre a opinião do dono mostra que ele é bem aceito, embora tenha algumas queixas.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar