VW Nivus com camuflagem flagrado: híbrido ou atualização do motor?
Um Volkswagen Nivus camuflado foi flagrado em São Bernardo do Campo, levantando a dúvida: testes para a versão híbrida ou atualização para o Proconve L8?
O perfil Placa Verde flagrou um VW Nivus no quintal da fábrica em São Bernardo do Campo e indagou: será testes para o conjunto híbrido ou PL8 fase 2? A principal questão que surge é: estaria a Volkswagen testando um conjunto híbrido para o popular SUV cupê, ou seria uma atualização para atender à rigorosa fase 2 do Proconve L8?
A verdade é que ambas as possibilidades são plausíveis e se encaixam nos planos ambiciosos da montadora alemã para o mercado sul-americano.

VW Nivus híbrido chegando?
A Volkswagen já confirmou que o Nivus e o T-Cross receberão versões híbridas flex no Brasil. Esses modelos utilizarão a nova plataforma MQB Hybrid, um avanço significativo que permitirá a eletrificação da linha. A motorização será um 1.5 turbo flex combinado com um sistema híbrido completo.
A previsão é que o Nivus híbrido seja lançado em 2028, integrando um robusto plano da Volkswagen que prevê 17 lançamentos na região da América do Sul até 2029. A produção desses veículos eletrificados acontecerá na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, o que reforça a importância do Brasil para a estratégia global de descarbonização da marca.
Esse investimento local é crucial para a adaptação dos veículos às particularidades do mercado nacional, especialmente no que diz respeito ao uso do etanol.
Proconve L8
Além da eletrificação, outro fator que pode estar por trás dos testes do Nivus camuflado é a necessidade de adequação à fase 2 do Proconve L8. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) estabelece limites cada vez mais rígidos para as emissões de poluentes dos veículos vendidos no Brasil.
A fase L8 entrou em vigor em janeiro de 2025 e traz mudanças significativas, como limites de emissões mais rigorosos para poluentes como Óxidos de Nitrogênio (NOx) e material particulado. Uma das grandes inovações do Proconve L8 é a média corporativa de emissões: o cálculo de emissões deixará de ser por modelo e passará a considerar a média de todos os veículos comercializados por cada fabricante.
Isso incentiva as montadoras a produzirem mais veículos eletrificados (como os híbridos) para compensar modelos com emissões mais elevadas.
A fase 2 do Proconve L8 (que terá novos limites em 2027, 2029 e 2031) exige que as montadoras inovem constantemente seus motores e sistemas de exaustão para se manterem em conformidade. Testes com protótipos, como o Nivus camuflado, são essenciais para garantir que os veículos atendam a essas novas regulamentações antes de chegarem ao mercado.
É possível que o Nivus esteja testando não apenas um futuro conjunto híbrido, mas também otimizações no atual motor 1.0 turbo flex para melhorar ainda mais sua eficiência e reduzir emissões, preparando-o para os próximos estágios da legislação.
O que você acha que o Nivus camuflado esconde: o futuro híbrido ou otimizações para as novas regras de emissões? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Leia também: VW Tera tem o que é preciso para substituir Gol e Fusca?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.