VW muda sistemas para economizar água na fábrica de Taubaté

 Redução deve ser de 250 mil litros anualmente

Nesta época de crise hídrica, a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, no interior de São Paulo, adotou medidas que proporcionarão economia de 250 mil litros de água por ano no Centro de Testes de Veículos.

A ação está alinhada ao programa global “Think Blue. Factory.”, que visa a redução de 25% no consumo de energia e água e na geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as unidades do grupo.

Para chegar a esse resultado, foram realizadas três medidas. As primeiras foram as instalações de um filtro de areia (proporciona água permanentemente limpa, pronta para reúso na cabine de testes de estanqueidade) e de nova canaleta (permite o escoamento do excesso de água direto para o tanque de reúso, no subsolo da cabine).

Além disso, os esguichos foram modernizados, a fim de direcionar os jatos d’água na pressão e na vazão adequadas e menos pulverizados, possibilitando a avaliação da estanqueidade dos automóveis com a utilização de um menor volume de água.

Diariamente, são realizados de três a quatro testes na cabine de estanqueidade do Centro de Testes de Veículos, em Taubaté, com a utilização de aproximadamente 10 mil litros de água por avaliação

Foto: Divulgação

Escrito por

Renata Turbiani

wpDiscuz
Sair da versão mobile