Renovação faz VW ter cinco modelos com nota máxima no Latin NCAP
Nos últimos anos, a Volkswagen passou por uma profunda renovação em seus modelos. E, ao que tudo indica, o processo tem sido bem sucedido...
Nos últimos anos, a Volkswagen passou por uma profunda renovação em seus modelos. E, ao que tudo indica, o processo tem sido bem sucedido, já que a marca tem ampliado suas vendas desde então. Outra mudança foi na segurança: atualmente, cinco veículos da VW contam com a nota máxima em segurança de acordo com o Latin NCAP.
Modelos com nota máxima no Latin NCAP
O último avaliado foi justamente o modelo mais recente da empresa. O T-Cross não só obteve a nota máxima nas proteções para adultos e crianças, como também conseguiu o selo de segurança para pedestres. Além dele, Golf, Polo, Virtus e Up alcançaram as desejadas cinco estrelas.
Exceto o Up, os outros quatro modelos têm em comum a plataforma. Todos eles utilizam a base derivada do conceito modular MQB, que utiliza aços de alta e ultra-alta resistência, com alguns deles sendo conformados a quente. Segundo a Volkswagen, isso faz com que eles sejam 10 vezes mais resistentes que os convencionais.
VW Up
Atualmente ele é o único modelo da marca com cinco estrelas para adultos e que não utiliza a plataforma MQB. Entretanto, o subcompacto foi avaliado em seu lançamento, em 2014, sem ter sido testado novamente depois de os critérios do Latin NCAP terem se tornado mais exigentes. Além disso, ele não conseguiu a nota máxima para crianças, tendo alcançado quatro estrelas.
—
Por falar nos testes do Latin NCAP, confira na galeria os modelos que, ao contrário dos demais deste texto, não conseguiram boas notas. Além do órgão sul-americano, há também modelos testados por outras organizações.
Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
A estrutura do compacto se mostrou instável durante os testes de colisão. Com isso, a compressão no peito do adulto foi alta no impacto frontal e marginal no lateral. A falta de lembretes para o uso do cinto de segurança também contribuiu para a nota baixa | Foto: Divulgação
Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos | Foto? Divulgação
Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças |Foto: Divulgação
Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral |Foto: Divulgação
Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.