VW Kombi ainda é o veículo mais usado por empresas, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Cortex, plataforma que utiliza inteligência artificial para viabilizar negócios entre empresas, revela que, mesmo após nove anos do fim da produção, a VW Kombi ainda é o veículo mais utilizado por empresas brasileiras. 

O estudo analisou 4,15 milhões de veículos, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Amazonas, além do Distrito Federal.

Saiba mais sobre a pesquisa quanto ao uso de veículos por empresas

Kombi. (Foto: Youtube)

Em 2013, ano em que a última Kombi foi fabricada, foi possível observar um aumento expressivo em relação aos registros desse veículo para frotas de empresas – 42% em comparação a 2012. O levantamento apontou ainda que os segmentos que mais utilizam a Kombi em suas frotas são o varejo, tendo o veículo com uma média de 19,5 anos de idade, e, em segundo lugar, serviços, com uma média de 18,7 anos.

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No ranking de modelos de veículos preferidos pelas empresas, em segundo lugar está o Gol 1.0, seguido pela picape Fiat Strada Working e o compacto Fiat Uno Mille Economy. 

Em relação ao ano de fabricação dos veículos, a pesquisa apontou que:

  • 28% têm de 11 a 16 anos; 
  • 26% de 6 a 10 anos; 
  • 18% até 5 anos; 
  • 14% de 16 a 20 anos; 
  • 14% mais de 20 anos. 

Do total de veículos analisados, 3,23 milhões se encaixam na categoria leve e 924 mil na pesada. Sobre a cor, a mais escolhida para montar as frotas é a branca.

Os automóveis correspondem a mais da metade (54,9%) dos veículos utilizados pelas empresas brasileiras. Já em segundo lugar, estão as caminhonetes (18,8%), seguida pelos caminhões (14,3%) e pelas camionetas (7,7%). Em quinto lugar na lista estão os caminhões tratores (3,3%).

Marcas preferidas

carros usados
VW Gol (Foto: Divulgação/VW)

A alemã Volkswagen, responsável por carros como Kombi e Gol, aparece na frente, sendo a escolhida para 22% dos veículos. Em segundo lugar no ranking está a Fiat, com 18,5%, seguida pela Chevrolet, com 13%. Em quarto lugar aparece a Ford, com 9%, e em quinto lugar a Mercedes-Benz, com 8%.

A plataforma Cortex possui uma relevante base de dados sobre empresas do Brasil, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais. Rodando modelos de inteligência artificial, consegue informações exclusivas a partir das quais consegue gerar estudos e entender uma série de dinâmicas de diferentes mercados.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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