VW Jetta GLI 2023 chega com novos itens de segurança; saiba o preço

Sedã esportivo da Volkswagen, Jetta GLI 2023 estreia com novidades na lista de equipamentos de série: descubra o que mudou

Sedã esportivo da Volkswagen, o Jetta GLI 2023 estreia com novos itens de segurança e tecnologia, complementando os recursos apresentados na reestilização do modelo. O três-volumes agora engloba mais recursos de condução semiautônoma. Veja os detalhes a seguir.

Conheça os novos itens de segurança e o preço do VW Jetta GLI 2023 

Desde a linha 2022, sedã esportivo traz visual atualizado, novo câmbio e motor ligeiramente mais potente (Foto: Divulgação/VW)

O destaque do Jetta GLI 2023 fica para o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, possui nove itens de série. No lançamento da linha 2022, em abril, o GLI já contava com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) na lista de assistências. Para 2023, a relação cresce com os novos sistemas abaixo:

  • Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist) – com o sistema em funcionamento, o Jetta GLI é capaz de monitorar a faixa em que o veículo se encontra e corrigir o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. O condutor pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista aciona a seta para efetuar a troca de faixa.
  • Assistente de Condução Ativo (Travel Assist) – diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o carro emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.
  • Assistente Traseiro de Saída – em manobras em marcha à ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. Caso o motorista não reaja a tempo, é acionada a frenagem automática, a fim de evitar uma possível colisão.
  • Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring) – já presente no VW Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nessas condições.
  • Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma – o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.

Com a nova lista de assistências, o Novo Jetta GLI 2023 engloba todos os recursos para condução semiautônoma – o que ainda não dispensa a presença de um motorista e sua responsabilidade para uma condução segura. “Ainda assim, essa característica garante mais conforto e segurança em longas viagens e, também, no anda e para da cidade, reduzindo em grande parte os acidentes”, destaca a Volkswagen.

O sedã esportivo é vendido na linha 2023 em configuração única, sem opcionais, por R$ 221.380. Cinco cores estão disponíveis: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising.

Motorização, design e interior

Interior do VW Jetta GLI 2023 (Foto: Divulgação/VW)

Fabricado em Puebla, no México, o VW Jetta GLI 2023 é equipado com o motor 350 TSI, que desenvolve 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão, automatizada de dupla embreagem (DSG) de sete marchas, trouxe melhor escalonamento a partir do ano-modelo 2022 (antes, a caixa utilizada era DSG de 6 marchas).

Com o conjunto, o sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h. O modelo oferece modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), que alteram parâmetros da assistência elétrica da direção, conjunto mecânico, ACC e climatização.

Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, o sedã possui 4.747 mm de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 510 litros, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros.

Desde a recente reestilização, o GLI recebeu novos para-choques dianteiro e traseiro, grade redesenhada com detalhes em “colmeia” na cor preta e a faixa de destaque vermelha característica.

Na traseira, o difusor traz design em “colmeia” e sistema de escape com ponteiras mais ovaladas. A iluminação traseira segue em full LED, assim como na dianteira.

No interior, o sedã traz bancos em couro, com ajustes elétricos e memória para o motorista, sistema de iluminação ambiente da cabine, com dez opções de cores, e teto solar panorâmico de série.

A central multimídia VW Play tem tela sensível ao toque de 10,1” e conectividade via espelhamento do smartphone via Apple Carplay ou Android Auto. Há também um HD interno de 10 GB para armazenamento e opção de download de aplicativos nativos na VW Play Apps.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile