VW Jetta 2022: o que sabemos sobre o novo sedã

Um dos principais sedãs do mercado acaba de passar por uma boa revisão em seu visual. Estamos falando do novo VW Jetta 2022. A montadora alemã divulgou oficialmente as imagens de seu três volumes de porte médio. E ele (junto com a versão apimentada GLi) traz novidades importantes no visual e no conjunto mecânico.

A expectativa é que ele chegue ao Brasil já no próximo ano. Do mesmo modo que acontece na linha atual, quem deve vir é o Jetta Gli. Enquanto isso, os norte-americanos já poderão adquirir suas unidades ainda em 2021.

VW Jetta 2022
Foto: Divulgação/VW

VW Jetta 2022

Este carro é um dos principais de toda a gama da marca. Lançada por aqui em 2018, a sétima geração do Jetta trouxe um novo estilo ao sedã alemão. Ao mesmo tempo, o carro ficou mais sofisticado e com cara de esportivo.

Podemos dizer que aos poucos, está deixando de lado aquele seu lado burocrático e discreto (como era até a quinta geração) e vem se transformando em um carro mais jovial e chamativo.

VW Jetta 2022
Foto: Divulgação/VW

Agora, a Volkswagen faz algumas mudanças para deixá-lo mais competitivo. E poucas elas não foram. Tanto o modelo mais sóbrio quanto a versão GLi (que deve ser a configuração que será vendida por aqui) receberam uma nova cara.

Foto: Divulgação/VW
Foto: Divulgação/VW

A grade frontal ganhou um novo formato e as saídas de ar ficaram maiores, por exemplo. Faróis de neblina e o para-choque também possuem um desenho novo.

Já o modelo esportivo mantém suas exclusividades. Estamos falando da grade (com detalhes em vermelho no centro) e detalhes escurecidos nas laterais. Um outro diferencial são os escapes traseiros (que ficaram maiores).

Leia mais: VW Taos 2022 chega com bons atributos, tecnologia e desempenho

Foto: Divulgação/VW
Foto: Divulgação/VW

Outro ponto que passou por uma transformação no VW Jetta 2022 foram as rodas. E dependendo da versão escolhida, elas podem ter tamanhos diferentes. Nas versões comuns, elas são de 16 polegadas. Já no modelo top de linha elas são de 18 polegadas. Faróis e lanternas não passaram por alterações. Elas são em LED. As lanternas com projetor estão disponíveis somente no modelo GLi.

Interior

Foto: Divulgação/VW

O facelift promovido pela Volkswagen também trouxe novidades que facilitam a vida dos ocupantes. E foram feitas em várias partes. Este novo Jetta 2022 passa a contar, por exemplo, com internet Wi-Fi.

Enquanto isso,  ao centro do painel está a central de entretenimento MIB3. Uma das vantagens oferecidas por ela é que você não precisa usar cabos e fios para emparelhar o seu smartphone (por meio do Android Auto e Apple CarPlay). O carregador por indução também está disponível. Enquanto isso, no seu lado esquerdo, está o painel de instrumentos digital. Ele pode ser de oito polegadas (disponíveis nas versões “normais”) ou de dez polegadas (no GLi).

VW Jetta 2022
Foto: Divulgação/VW

Em geral, manteve o mesmo nível de conforto. Vale lembrar que o Jetta GLi traz detalhes na cabine na cor vermelha e bancos de couro.

Conjunto mecânico

Foto: Divulgação/VW

A Volkswagen aproveitou o facelift também para dar um novo conjunto mecânico a seu veículo. O VW Jetta passa a ser equipado com o novo propulsor 1.5 TSI com injeção direta. Sua potência máxima é de 160 cv e o torque é de 25,4 kgfm. Ele já é bem conhecido, visto que ele está também no SUV Taos.

Completando o conjunto, a transmissão pode tanto a manual de seis marchas quanto a automática de oito velocidades. Já o modelo GLi é um pouco mas forte. Ele manteve o 2.0 TSI. Este motor pode gerar uma potência máxima de 230 cv e torque de 35,7 kgfm.

Do mesmo modo que as versões comuns, a configuração mais apimentada também traz duas opções de câmbio. Ou seja, é possível optar pelo manual de seis velocidades ou pelo automático de sete marchas DSG (dupla embreagem).

IQ.DRIVE

Foto: Divulgação/VW

Outras tecnologias podem ser úteis na hora de conduzir o veículo. Tirando a versão mais básica, o VW Jetta 2022 e vem de série com o pacote IQ.DRIVE. Ele é composto por:

  • Alerta de tráfego traseiro
  • Alerta de colisão dianteira
  • Frenagem de emergência autônoma
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Detector de ponto cego
  • Piloto automático adaptativo
  • Assistente de emergência
  • High Bean Control

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar