VW Golf consegue nota máxima em teste mais rigoroso do Latin NCAP
Após ser bem avaliado na versão mexicana há três anos, o Volkswagen Golf conseguiu mais uma vez a nota máxima para adultos e crianças no Latin NCAP. Dessa vez o teste de impacto foi feito com a versão nacional do modelo, o que fez o hatch médio ser o primeiro carro feito em solo brasileira a obter a nota máxima depois das mudanças nos critérios de avaliação, já que em 2016 a instituição passou a ser mais exigente ao classificar o desempenho dos veículos.
Desde o ano passado, o órgão só dará cinco estrelas para veículos com lém de quatro canais de freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP), mesmo que o habitáculo tenha resistido bem aos testes de impacto. Eles, também, passaram por uma grande mudança; antes, somente um crash-test era feito. Agora, são três no total: frontal, lateral e em um poste.
LEIA MAIS: Novo Land Rover Discovery consegue nota máxima em crash-test europeu
Carros vendidos no Brasil que tiveram zero ou uma estrela no crash-test
Além da avaliação, o Golf também ganhou o prêmio Latin NCAP Advanced Awards, que reconhece que os automóveis vencedores oferecem prevenção de acidentes, como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), que no carro da VW é opcional, além de tecnologias de proteção de pedestres.
Outro veículo que foi bem avaliado foi o SUV Seat Ateca, recém-lançado no mercado mexicano e europeu. Ele também obteve a nota máxima para proteção para adultos e crianças, além de também ter sido premiado com o Latin Advanced Awards.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.