VW Gol volta ao Top 10 dos carros mais vendidos; saiba motivos
Em maio, o VW Gol teve um ótimo desempenho nas vendas e fechou o ranking de vendas no top 10. Alguns fatores ajudam a explicar o sucesso.
Um dos carros mais conhecidos do Brasil é o VW Gol. O hatch compacto foi lançado por aqui durante os anos 80. Desde então, o modelo foi o mais vendido do País diversas vezes. Em maio, o carro teve um ótimo desempenho nas vendas e fechou o mês dentro do top 10 do ranking da Fenabrave. Alguns fatores ajudam a explicar o sucesso do veículo.
Por que o VW Gol foi o 4º automóvel de passeio mais vendido? Veja motivos
O relatório de emplacamentos foi divulgado pela entidade na última quinta-feira (02/06). Além de mostrar os números do mercado, o documento também trouxe uma informação importante sobre o VW Gol: o modelo foi um dos automóveis de passeio mais vendidos no mês. O veículo teve 6.980 unidades vendidas.
No ranking, o Gol terminou na quarta posição entre os automóveis de passeio. Agora, contando com os comerciais leves, o carro terminou na quinta posição. Mas o que teria causado o aumento das vendas do veículo?
O fato da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Taubaté-SP ter voltado ao normal pode ter sido um deles. A crise dos semicondutores vem atingindo diversas marcas em todo o mundo.
Um bom exemplo disso é a operação da Volkswagen aqui no Brasil. Na fábrica onde o Gol e o Voyage são feitos, os trabalhadores do primeiro turno ficaram entre o começo de fevereiro e o começo de abril em lay-off. A crise também atingiu as fábricas da marca em São José dos Pinhais-PR e São Bernardo do Campo-SP.
Lembrando que a fábrica em Taubaté também paralisou por conta de adequações. O local irá receber a plataforma MQB e o novo Polo Track será produzido por lá. Lembrando que o Voyage, que é produzido no local e também teve um aumento nas vendas. Em abril, o carro teve 302 unidades comercializadas. Já em maio, foram 3.511 unidades vendidas.
Vendas diretas e linha 2023
As vendas diretas também podem ter ajudado o VW Gol a conseguir um bom número de emplacamentos. Nesta modalidade, onde quem compra o carro são pessoas jurídicas, trabalhadores rurais, locadoras e outros, o modelo da marca alemã teve 5.531 unidades. Ou seja, entre os automóveis de passeio, o veículo só perdeu para o Hyundai HB20.
Lembrando que o desempenho no mês de abril terminou muito abaixo do esperado também. Uma terceira possibilidade é a chegada da linha 2023. Agora, o modelo só está sendo vendido na versão 1.0 MPI. Hoje, o carro custa a partir de R$ 74.820.
Este modelo está equipado com o motor 1.0 Flex, que rende uma potência de 84 cv e um torque de 10,4 kgfm. A transmissão é uma manual de cinco velocidades. Dentre seus itens de série, podemos destacar os dois airbags, ar-condicionado, banco do motorista, chave tipo canivete, direção hidráulica, vidros elétricos, freios ABS com EBD e entre outros.
O VW Gol está sendo fabricado no Brasil desde os anos 80 e já um dos clássicos da cultura automobilística do País. Vale ressaltar que o número de unidades emplacadas no mês passado foi maior do que o número registrado ao final de abril.
No levantamento anterior, o carro fechou na 31ª posição (entre os automóveis de passeio). Ao todo, foram 837 unidades vendidas. O número acumulado de unidades comercializadas também aumentou. Vamos ver agora se o carro conseguirá manter o mesmo rítmo neste mês de junho.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.