VW Gol está de volta, mas um pouquinho diferente

VW Gol está de volta, mas um pouquinho diferente. Veja qual o lançamento da marca alemã pode preencher a lacuna deixada pelo Gol.

O VW Gol vai voltar? O nosso querido “Golzin”, um dos carros mais icônicos do Brasil, deixou um vazio no coração dos brasileiros ao sair de linha. Desde então, várias especulações sobre o seu retorno ou um possível sucessor não cessaram. 

Agora, com a chegada do VW Tera, ecoa uma nova questão: será este o novo Gol? Nós do Garagem360 vamos tentar responder!

O VW Gol vai voltar? 

O Gol, ao longo de mais de quatro décadas, conquistou o status de “carro do povo”, tamanha sua confiabilidade de acessibilidade. Foi o carro mais vendido do país por inúmeros anos — só entre 2003 e 2023 foram 11 vezes. 

Seu substituto, o Polo, até que “deu um caldo”, e em 2023 e 2024 foi o carro de passeio mais vendido do país. Ainda assim, a despedida do Gol deixou muitos órfãos pelo país, ansiosos por um modelo novo, capaz de herdar o seu legado. 

A Volkswagen, ciente dessa demanda, trabalhou em um projeto que pudesse preencher essa lacuna, mas de uma forma inovadora e atendendo as tendências atuais. 

É esse o cenário que surge o Tera, um SUV acessível em um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2024 48,22% dos carros 0 km emplacados no país foram de SUVs. 

E é justamente de olho nesse mercado que a marca decidiu desenvolver um modelo que ao mesmo tempo pudesse preencher a lacuna deixada pelo Gol e “pegar carona” na tendência do mercado por SUVs. 

VW Gol vai voltar como VW tera - Foto: Divulgação
VW Gol vai voltar como VW tera – Foto: Divulgação

 

Vamos nas semelhanças entre os dois: Gol e Tera a partir do que já sabemos sobre o lançamento da VW:

Acessibilidade

A VW busca posicionar o Tera em uma faixa de preço competitiva e para isso vai lançar o modelo com motor 1.0 MPI que já equipa do Polo e equipou a última geração do Gol. 

Com isso, vai baratear o modelo, com possibilidade de venda abaixo dos R$ 100 mil, tornando-o acessível para um grande número de pessoas. 

Confiabilidade 

A marca alemã é conhecida por seus carros robustos e duráveis e é isso que ela quer passar também para seu lançamento. Daí a necessidade de empregar uma plataforma moderna, resistente, assim como componentes confiáveis. 

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

 

Versatilidade

Além do já conhecido motor MPI, a montadora planeja outros tipos de motorização, como o 1.0 Turbo (TSi) e no futuro o novo motor 1.5 Evo, que também terá uma variação híbrida para concorrer com outros modelos que já estão no mercado e que serão lançados em breve, como o Toyota Yaris SUV, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Fastback, e quem mais vier. 

O que ainda pesa positivamente para o Tera é a tecnologia de ponta, design moderno e recursos de segurança avançados. Tudo para acompanhar as tendências e oferecer um diferencial de mercado. 

Será que ele vai conseguir dar conta do recado? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA