VW Gol está de volta, mas um pouquinho diferente
VW Gol está de volta, mas um pouquinho diferente. Veja qual o lançamento da marca alemã pode preencher a lacuna deixada pelo Gol.
O VW Gol vai voltar? O nosso querido “Golzin”, um dos carros mais icônicos do Brasil, deixou um vazio no coração dos brasileiros ao sair de linha. Desde então, várias especulações sobre o seu retorno ou um possível sucessor não cessaram.
Agora, com a chegada do VW Tera, ecoa uma nova questão: será este o novo Gol? Nós do Garagem360 vamos tentar responder!
O VW Gol vai voltar?
O Gol, ao longo de mais de quatro décadas, conquistou o status de “carro do povo”, tamanha sua confiabilidade de acessibilidade. Foi o carro mais vendido do país por inúmeros anos — só entre 2003 e 2023 foram 11 vezes.
Seu substituto, o Polo, até que “deu um caldo”, e em 2023 e 2024 foi o carro de passeio mais vendido do país. Ainda assim, a despedida do Gol deixou muitos órfãos pelo país, ansiosos por um modelo novo, capaz de herdar o seu legado.
A Volkswagen, ciente dessa demanda, trabalhou em um projeto que pudesse preencher essa lacuna, mas de uma forma inovadora e atendendo as tendências atuais.
É esse o cenário que surge o Tera, um SUV acessível em um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2024 48,22% dos carros 0 km emplacados no país foram de SUVs.
E é justamente de olho nesse mercado que a marca decidiu desenvolver um modelo que ao mesmo tempo pudesse preencher a lacuna deixada pelo Gol e “pegar carona” na tendência do mercado por SUVs.
Vamos nas semelhanças entre os dois: Gol e Tera a partir do que já sabemos sobre o lançamento da VW:
Acessibilidade
A VW busca posicionar o Tera em uma faixa de preço competitiva e para isso vai lançar o modelo com motor 1.0 MPI que já equipa do Polo e equipou a última geração do Gol.
Com isso, vai baratear o modelo, com possibilidade de venda abaixo dos R$ 100 mil, tornando-o acessível para um grande número de pessoas.
Confiabilidade
A marca alemã é conhecida por seus carros robustos e duráveis e é isso que ela quer passar também para seu lançamento. Daí a necessidade de empregar uma plataforma moderna, resistente, assim como componentes confiáveis.
Versatilidade
Além do já conhecido motor MPI, a montadora planeja outros tipos de motorização, como o 1.0 Turbo (TSi) e no futuro o novo motor 1.5 Evo, que também terá uma variação híbrida para concorrer com outros modelos que já estão no mercado e que serão lançados em breve, como o Toyota Yaris SUV, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Fastback, e quem mais vier.
O que ainda pesa positivamente para o Tera é a tecnologia de ponta, design moderno e recursos de segurança avançados. Tudo para acompanhar as tendências e oferecer um diferencial de mercado.
Será que ele vai conseguir dar conta do recado? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.