VW Gol 40 anos: relembre a evolução do carro que liderou o mercado por quase duas décadas
Em 8 de maio de 1980, o VW Gol passava a ser produzido no Brasil. Criado para ser o sucessor do Fusca, o modelo precisou conviver com seu antecessor...
Em 8 de maio de 1980, o VW Gol passava a ser produzido no Brasil. Criado para ser o sucessor do Fusca, o modelo precisou conviver com seu antecessor por alguns anos, além de não emplacar logo de cara. Inicialmente, a marca alemã optou por usar os motores arrefecidos a ar no hatch – primeiro o 1.3 de 47 cv e depois o 1.6 de 67 cv. Por mais que fossem robustos, o elevado barulho e a baixa potência foram fatores que não agradaram ao público, impedindo o carro de marcar um golaço nas vendas.
A situação do Gol começou a mudar em 1984, quando vieram os primeiros motores a água. Naquele mesmo ano, o esportivo GT inaugurava a tradição esportiva do modelo, e usava o propulsor 1.8 a água de 99 cv. A primeira mudança visual veio em 1987, quando o Gol passou a ser o carro mais vendido do País, perdendo o posto apenas em 2014. No ano seguinte, o esportivo GTi tornou-se o primeiro carro nacional com injeção eletrônica em seu motor 2.0 de 120 cv.
O ano de 1990 marcou a segunda, e última, mudança de visual da primeira geração. Quatro anos depois, em 1994, a segunda geração foi lançada com um visual completamente novo, ganhando o apelido de bolinha. Outras duas reestilizações marcaram essa fase do Gol, em 1999 e 2005, sendo chamadas comercialmente de geração 3 (G3) e geração 4 (G4).
Em 2008, com um projeto completamente novo, o Gol chegava à geração atual. Ela foi a primeira a utilizar o motor na posição transversal, trouxe o Voyage de volta ao mercado (após mais de 10 anos de ausência) e elevou o nível de acabamento do veículo. Chamada de geração 5, ela foi retocada em 2012, 2016 e 2018, quando ganhou o visual atual e a opção de câmbio automático pela primeira vez.
VW Gol 40 anos
Na galeria, relembre a evolução do Gol nesses 40 anos de história.
O primeiro Gol da história surgiu em 1980 com a intenção de substituir o Volkswagen Fusca, que era um dos queridinhos dos brasileiros| Foto: Divulgação/VW
VW Gol (1980) |Foto: Divulgação/VW
VW Gol (1980) |Foto: Divulgação/VW
Linha de produção do VW Gol |Foto: Divulgação/VW
A primeia versão esportiva do Gol, a GT, com faróis auxilíares na parte central da grade dianteira e motor 1.8, surgiu em 1984 | Foto: Divulgação/VW
VW Gol GT (1984) |Foto: Divulgação/VW
VW Gol (1987) |Foto: Divulgação/VW
Lançado em 1988, o Gol GTI, com design “quadradão”, foi o primeiro carro do País a usar a tecnologia de injeção eletrônica | Foto: Divulgação/VW
VW Gol (1990) |Foto: Divulgação/VW
VW Gol (1990) |Foto: Divulgação/VW
Ainda em 1990, fábrica de Taubaté celebrou a produção de 1 milhão de unidades do Gol |Foto: Divulgação/VW
Por conta de seu desenho mais moderno e arredondado, a segunda geração do Gol, de 1994, ficou conhecida como “Gol Bolinha” – o modelo também era mais alto do que os anteriores | Foto: Divulgação/VW
Em 1995, a Volkswagen lançou 12 mil unidades de uma edição especial em celebração à banda Rolling Stones; o veículo tinha o nome do grupo e desenhos exclusivos aplicados na lataria | Foto: Divulgação/VW
VW Gol “bolinha” (Foto: Divulgação/VW)
VW Gol GTI 16v |Foto: Divulgação/VW
VW Gol GTI 16v |Foto: Divulgação/VW
Com um design diferente e componentes mais resistentes, a terceira geração o Gol surgiu em 1999 para concorrer com veículos populares como Chevrolet Corsa e Fiat Palio | Foto: Divulgação/VW
VW Gol G3 |Foto: Divulgação/VW
VW Gol G3 |Foto: Divulgação/VW
Após ultrapassar o número de vendas do Fusca em 2001 (3,2 milhões de unidades), o Gol TotalFlex entra no mercado em 2003, funcionando com etanol e gasolina | Foto: Divulgação/VW
Em 2005, a VW lança a quarta geração do Gol, com linhas mais limpas e menos chamativas para se adaptar ao design da época | Foto: Divulgação/VW
VW Gol G4 |Foto: Divulgação/VW
VW Gol G4 |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Rallye |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Rallye |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
A quinta geração do hatch da Volkswagen chegou ao mercado nacional em 2008; com visual mais moderno, ela só era oferecida na versão quatro portas | Foto: Divulgação/VW
A quinta geração do hatch da Volkswagen chegou ao mercado nacional em 2008; com visual mais moderno, ela só era oferecida na versão quatro portas | Foto: Divulgação/VW
VW Gol G5 |Foto: Divulgação/VW
VW Gol G5 |Foto: Divulgação/VW
Para comemorar o aniversário de 30 anos do modelo, em 2010, a Volkswagen lançou 30 unidades do Gol Vintage, que contava com visual e pintura diferenciados e vinha com uma guitarra no porta-malas | Foto: Divulgação/VW
Em 2011, o Gol ganhou sua primeira edição comemorativa do Rock in Rio, que celebrou a volta do evento muscial ao Brasil após 10 anos | Foto: Divulgação/VW
Lançada também em 2011, a série especial Black Gol contava com acabamento interno preto, faróis escurecidos e rodas de liga leve em cinza | Foto: Divulgação/VW
Após 27 anos consecutivos na liderança, a família Gol alcança mais de 10 milhões de unidades produzidas em 2013 | Foto: Divulgação
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Power |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Rallye |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Rallye |Foto: Divulgação/VW
VW Gol Rallye |Foto: Divulgação/VW
Em 2015, o Gol completou 35 anos e se tornou líder de vendas na Argentina | Foto: Divulgação/VW
O modelo 2016 incorpora a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen | Foto: Divulgação/VW
VW Gol (2016) |Foto: Divulgação/VW
VW Gol (2016) |Foto: Divulgação/VW
Em 2018, toda a linha Gol recebeu a mesma frente que a Saveiro. Pela primeira vez na história, o modelo passou a ter a opção de transmissão automática |Foto: Divulgação/VW
Em 2018, toda a linha Gol recebeu a mesma frente que a Saveiro. Pela primeira vez na história, o modelo passou a ter a opção de transmissão automática |Foto: Divulgação/VW
Em 2018, toda a linha Gol recebeu a mesma frente que a Saveiro. Pela primeira vez na história, o modelo passou a ter a opção de transmissão automática |Foto: Divulgação/VW