VW Gol 1.0 2022: preço, consumo e opcionais da versão mais barata

Um dos carros mais famosos fabricado pela Volkswagen do Brasil, o Gol foi o líder do ranking de mais vendido por muito tempo. Sem falar que o mesmo chegou a ser importado para outros países. Atualmente, em sua sexta geração, ele é vendido em duas configurações diferentes. Sua versão mais barata mostra que sua vocação de ser um dos carros mais econômicos do mercado ainda está viva.

VW Gol 1.0 2022

Custando a partir de R$ 60.260, ele é um dos veículos mais baratos que o mercado oferece. Ou seja, uma opção para quem busca o primeiro carro 0km ou para aqueles que trabalham com transporte por aplicativo. Ele concorre, por exemplo, com o Fiat Argo 1.0 e Hyundai HB20 Sense.

O atual modelo foi lançado em 2008 e passou por uma atualização no visual em 2012, além das duas mais recentes, de 2016 e 2018, assim como o Voyage e a Saveiro. Na época, recebeu uma nova grade dianteira, novas lanternas e para-choque da traseira e novas tampa do porta-malas. Do mesmo modo, o interior também foi reformulado.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Debaixo do capô está um dos motores mais econômicos do mercado. O 1.0 de três cilindros pode gerar uma potência máxima de 82 cv a 6.250 rpm e torque de 10,4 kgfm entre 3.000 e 3.800 rpm. A transmissão usada nesta configuração é a manual de cinco velocidades. De acordo com a montadora, ele pode atingir a velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

Além de se destacar por conta da simplicidade, o Gol 1.0 também é bastante prático. Seu tamanho e seu consumo mostram isso. Primeiramente, ele é um carro compacto bom para o uso diário. Ele mede 3.897 mm de comprimento, 1.656 mm de largura e 1.467 mm de altura.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Depois, ele é um dos carros que menos bebem gasolina. Segundo dados do Inmetro, ele faz 13,3 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos de estrada, 14,4 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Versão de entrada da linha, o Volkswagen Gol 1.0 2022 oferece um pacote de equipamentos essencial. Sem falar que o espaço interno é bom para o seu segmento.

Quem quiser contar com a cental multimídia terá que desembolsar R$ 1.300 a mais Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Ele vem de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, palhetas do limador do para-brisa Aerowischer, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, cintos de segurança, direção hidráulica, faróis simples com máscara escurecida, luz de freio elevada, limpador do para-brisa com temporizdor, pneus 185/65 R14 e vidros e travas elétricas.

A montadora também oferece dois pacotes de opcionais que deixam o veículo um pouco mais completo. O “Urban Completo”  (R$ 6.620 a mais), por exemplo, oferece computador de bordo I-System,, chave tipo canivete, espelhos retrovisores externos com função tilt-down, faróis de neblina, volante multifuncional e entre outros. Por fim, o sistema multimídia “Media Plus” (com bluetooth e MP3) e os quatro alto-falantes estão disponíveis no pacote “Media Plus” (R$ 1.300 adicionais).

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar