VW Fox Xtreme 2022: itens de série, motor e preço do hatch veterano

O VW Fox é um dos carros que estão estão há mais tempo no mercado brasileiro. Lançado em 2003, ele é um dos projetos da filial brasileira da montadora que foi vendido na Europa. Atualmente, ele é oferecido em duas configurações de acabamento e motorização. Com visual aventureiro, o Fox Xtreme 2022 é a versão mais completa e tenta ser o substituto espiritual do antigo Crossfox.

VW Fox Xtreme 2022

O carro mantém um bom volume de vendas ainda. De acordo com os dados da Fenabrave, foram comercializadas em março 2.404 unidades. Números melhores que do Polo. Porém, um dos seus principais problemas é o valor cobrado. Custando R$ 67.990, ele está custando mais que a versão de entrada do maior hatch da montadora (1.0 MPI) e o mesmo que o Gol 1.6. Outros carros, como Fiat Argo e Chevrolet Onix, também estão na mesma faixa de preço. Ainda assim, ele possui alguns atributos.

Um casamento duradouro. O veículo segue em sua primeira geração e conserva o visual que estreou em 2014, sendo o segundo facelift do carro. Além da versão Xtreme, a gama conta com o modelo Connect. A principal diferença entre os dois é que o modelo mais barato traz um nível de equipamentos menor e tem design mais simples.

Para repetir o sucesso do Crossfox, a marca aposta mais uma vez em um visual mais esportivo. Sua grade dianteira em colmeia, por exemplo, possui frisos em “Chrome Effect” na parte inferior. Já os faróis contam com máscara escurecida e o para-choque tem um desenho diferenciado. As rodas de liga leve de 16 polegadas possuem um estilo “Modena” escurecidas e diamantadas. Na traseira, destaque para o aerofólio.

VW Fox Xtreme 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil)

Além disso, o carro possui barras longitudinais no teto. Pensando em suas dimensões, o Fox é um carro que mede:

  • Altura: 1.543 mm;
  • Comprimento: 3.823 mm;
  • Largura: 1.641 mm;
  • Distância entre-eixos: 2.465 mm.
VW Fox Xtreme 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil)

Por dentro, os bancos de tecido possuem figurino escurecido e costuras vermelhas. Tetos e colunas trazem um revestimento escurecido.

Motorização

O VW Fox Xtreme 2022 traz o propulsor 1.6l Total Flex, que pode gerar uma potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Sua transmissão é a manual de cinco marchas. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 184 km/h.

Do mesmo modo que o modelo Connect, o aventureiro urbano tem bons números de consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 11,3 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano. Já em trechos rodoviários, o modelo faz 13,3 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Apesar da diferença de preço para seus irmãos maiores ser bastante pequena, o VW Fox Xtreme oferece um bom conteúdo de série. No centro do painel, por exemplo, você pode encontrar o sistema multimídia “Composition Touch” com App Connect. Destaque também para a câmera de ré.

VW Fox Xtreme 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil)

O carro ainda oferece freios ABS com EBD, direção elétrica, computador de bordo (I-System), sistema de alarme com comando remoto (Keyless), piloto automático, airbag duplo, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, coluna de direção com ajuste de altura (e profundidade), desembaçador traseiro, faróis de neblina, friso de proteção lateral, painel de instrumentos, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, volante multifuncional (revestido em couro), entre outros.

Por fim, o pacote de revisões (as três primeiras) está custando R$ 1.679.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar