VW Fox 1.6 ou Hyundai HB20 Sense 1.0: qual carro de R$ 60 mil é melhor?

O VW Fox 1.6 e o Hyundai HB20 são carros que possuem projetos nacionais e um bom volume de vendas. Qual deles é o melhor? 

Os preços de vários produtos não param de crescer. Há pouco tempo atrás, os hatches populares custavam na faixa dos R$ 40 mil reais. Agora, a maioria está bem próximo dos R$ 60 mil. Dentre eles, estão o VW Fox 1.6 e o Hyundai HB20. Dois carros que possuem projetos nacionais e um bom volume de vendas. Qual deles é o melhor?

VW Fox 1.6 ou Hyundai HB20 Sense 1.0

Uma coisa que une os dois lados deste comparativo é o fato de serem veículos feitos para o Brasil. O da montadora alemã foi lançado em 2003 e até na Europa foi vendido. Enquanto isso, o coreano foi o primeiro veículo a ser fabricado pela planta da marca sul-coreana em Piracicaba-SP.

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil

Na linha 2021, preços são quase parecidos, mas com diferenças no conjunto mecânico. O VW Fox 1.6 Connect está custando a partir R$ 58.770. Ele traz um motor flex que pode gerar 101 cv (gasolina) ou 104 cv (etanol) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (etanol) a 2.500 rpm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 (gasolina) ou 10,5 (etanol) e tem velocidade máxima de 183 km/h (gasolina) e 184 km/h (etanol).

Enquanto isso, o Hyundai HB20 Sense tem preços a partir de R$ 61.290. Seu propulsor Kappa 1.0 tem potência máxima 75 cv usando gasolina (ou 80 cv usando etanol) a 6.000 rpm e torque de 9,4 kgfm usando gasolina (ou 10,2 kgfm usando etanol) a 4.500 rpm. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 15,4 (gasolina) ou 14,5 (etanol) e sua velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol).

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Como estamos falando dois hatches, os dois possuem medidas semelhantes. Deu um lado, o HB20 pode carregar 300 litros no porta-malas. Já o Fox, 270 litros.

Consumo

Como todos devem saber, consumo é um dos fatores decisivos na hora da compra do carro. E o Hyundai é quem leva vantagem por aqui. Segundo dados do Inmetro, ele faz na cidade 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol). Enquanto isso, ele faz na estrada 14,6 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol).

Apesar de ser o segundo por aqui, o Fox Connect não faz feio: 11,6 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) em trechos de estrada.

Itens de série

Mesmo sendo carros com preços acessíveis, eles possuem pacotes de equipamentos iniciais bastante interessantes.

Foto: Divulgação/Volksagen do Brasil

Por ser a única configuração disponível, o carro da Volkswagen combina itens de tecnologia e segurança. Dentre eles, podemos destacar: freios ABS com EBD, direção elétrica, computador de bordo I-System, airbag duplo, ar-condicionado, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, sistema multimídia touchscreem com App-Connect e volante multifuncional.

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil

Já o veículo de entrada da Hyundai traz uma lista mais tímida, porém eficiente. Destaque para o ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS com EBD, airbag dupla e o rádio blueAudio.

Conclusão

Está buscando o primeiro carro ou um carro 0km com bom custo-benefício? VW Fox e Hyundai HB20 são boas opções. Porém, o automóvel da marca alemã leva vantagem por ter um preço menor, motor ligeiramente mais forte e um conjunto de equipamentos de série mais completo.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile