VW entrega primeiro caminhão elétrico na Argentina
A VW entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina. Produzido no Brasil, modelo inicia trajetória de sucesso na América Latina.
A Volkswagen entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina para a Express Logística, operadora logística da Cervecería y Maltería Quilmes.
Isto representa um passo importante para a VW na sua ambiciosa estratégia de eletrificação, com aumento de exportações para países da América Latina.
Chegada de caminhão elétrico à Argentina sinaliza sucesso da VW no segmento
Projetado por uma equipe dedicada à eletromobilidade, o VW e-Delivery é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende, no Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se da primeira operação de montagem de caminhões elétricos em grande escala na América Latina.
No final do ano passado, a montadora deu início às exportações do caminhão elétrico VW e-Delivery, curiosamente para uma outra cervejaria – o Grupo Modelo, do México.
A VW lançou esse modelo caminhão elétrico com a proposta de tornar realidade a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.
“É um orgulho para nossa equipe ser protagonista na venda do primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina e vê-lo circular pelas ruas de Buenos Aires. Com este marco somos testemunhas da mudança no paradigma da mobilidade e do compromisso da marca com a sua estratégia sustentável”, ressalta Federico Ojanguren, gerente executivo da marca VWCO.
O VW e-Delivery
O primeiro caminhão elétrico que chega à Argentina é a versão VW e-Delivery 14 toneladas 6×2, que possui motor elétrico que entrega 300 kW (402 cv) de potência, com torque máximo de 219,2 kgf.m.
Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas. A engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em um alcance de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo.
Sua frenagem regenerativa de três estágios pode utilizar até 40% da energia consumida para desacelerar.
A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria.
Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total é de 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg.
Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil.
O caminhão elétrico pode atuar nas mais variadas aplicações – da distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo.
O veículo também está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.