VW entrega primeiro caminhão elétrico na Argentina

A VW entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina. Produzido no Brasil, modelo inicia trajetória de sucesso na América Latina.

A Volkswagen entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina para a Express Logística, operadora logística da Cervecería y Maltería Quilmes.

Isto representa um passo importante para a VW na sua ambiciosa estratégia de eletrificação, com aumento de exportações para países da América Latina.

Chegada de caminhão elétrico à Argentina sinaliza sucesso da VW no segmento

VW e-Delivery chega à Argentina (Foto: DIvulgação/VWCO)

Projetado por uma equipe dedicada à eletromobilidade, o VW e-Delivery é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se da primeira operação de montagem de caminhões elétricos em grande escala na América Latina.

No final do ano passado, a montadora deu início às exportações do caminhão elétrico VW e-Delivery, curiosamente para uma outra cervejaria – o Grupo Modelo, do México.

A VW lançou esse modelo caminhão elétrico com a proposta de tornar realidade a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.

É um orgulho para nossa equipe ser protagonista na venda do primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina e vê-lo circular pelas ruas de Buenos Aires. Com este marco somos testemunhas da mudança no paradigma da mobilidade e do compromisso da marca com a sua estratégia sustentável”, ressalta Federico Ojanguren, gerente executivo da marca VWCO.

O VW e-Delivery

O primeiro caminhão elétrico que chega à Argentina é a versão VW e-Delivery 14 toneladas 6×2, que possui motor elétrico que entrega 300 kW (402 cv) de potência, com torque máximo de 219,2 kgf.m. 

Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas. A engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em um alcance de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo.

Sua frenagem regenerativa de três estágios pode utilizar até 40% da energia consumida para desacelerar.

A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria.

Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total é de 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg.

Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil.

O caminhão elétrico pode atuar nas mais variadas aplicações – da distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo.

O veículo também está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile