VW e Renault tomam atitude inédita para evitar chuva de granizo nos carros

VW e Renault tentam evitar danos causados por granizos; saiba como

As mudanças climáticas e o medo constante das chuvas de granizo nos carros têm feito a VW e a Renault protegerem ainda mais o seu estoque de veículos. Para isso, as montadoras recorrem a uma tecnologia que já é aplicada em lavouras. Logo abaixo, o Garagem360 revela mais detalhes. Acompanhe! 

Saiba como funciona a tecnologia que protege os carros de granizo 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

A tecnologia foi batizada como canhão antigranizo. Ela foi equipada com um dispositivo que usa explosões hipersônicas controladas. A função desse recurso é bombardear as nuvens e impedir a chuva de granizo. 

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível perceber como a Volkswagen usa a tecnologia para proteger o seu estoque de veículos na fábrica de São José dos Pinhais (PR). 

Leia também:

Sistema de monitoramento é essencial para a operação 

O canhão antigranizo dispõe de um sistema de monitoramento. Na prática, ele coleta informações de satélite para detectar nuvens carregadas na proximidade. 

Quando ele identifica a “ameaça”, o canhão é ativado de forma automática. Então, ele dispara ondas hipersônicas a cada 7 segundos. Após 15 minutos, forma-se uma camada de proteção para uma região de aproximadamente 80 hectares (800.000 m²)

A partir daí, o canhão ultrassônico utiliza gás acetileno. Em paralelo, recorre a um oxigênio em uma câmara de combustão e a explosão de 15.000 joules E 80 dB emite ondas sonoras para o céu. 

Posteriormente, tais ondas de choque vão em direção à estratosfera, onde está a camada de ozônio. Nesse percurso, as ondas quebram o granizo. Como resultado, os grãos menores derretem e se transformam em chuva antes de atingirem o solo. 

Renault foi a primeira a instalar o sistema contra chuva de granizo 

A Renault instalou o seu sistema na fábrica, que fica aproximadamente 30 km dali, no mesmo município. Contudo, ele já foi bastante utilizado na Europa e tem se tornado popular na agricultura, uma vez que protege a lavoura contra as chuvas de granizo. Para implementar esse equipamento, é necessário um investimento de aproximadamente R$ 500.000. 

E você, como avalia esse investimento? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: BYD Dolphin 2026 traz novidades inéditas (tem até geladeira)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA