VW e Renault tomam atitude inédita para evitar chuva de granizo nos carros
VW e Renault tentam evitar danos causados por granizos; saiba como
As mudanças climáticas e o medo constante das chuvas de granizo nos carros têm feito a VW e a Renault protegerem ainda mais o seu estoque de veículos. Para isso, as montadoras recorrem a uma tecnologia que já é aplicada em lavouras. Logo abaixo, o Garagem360 revela mais detalhes. Acompanhe!
Saiba como funciona a tecnologia que protege os carros de granizo
A tecnologia foi batizada como canhão antigranizo. Ela foi equipada com um dispositivo que usa explosões hipersônicas controladas. A função desse recurso é bombardear as nuvens e impedir a chuva de granizo.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível perceber como a Volkswagen usa a tecnologia para proteger o seu estoque de veículos na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Leia também:
-
Volkswagen Gol ainda é o usado mais vendido do Brasil em 2025; veja o top 10
-
Adeus, acidentes? Novo sistema ADAS tem solução inédita de segurança
Sistema de monitoramento é essencial para a operação
O canhão antigranizo dispõe de um sistema de monitoramento. Na prática, ele coleta informações de satélite para detectar nuvens carregadas na proximidade.
Quando ele identifica a “ameaça”, o canhão é ativado de forma automática. Então, ele dispara ondas hipersônicas a cada 7 segundos. Após 15 minutos, forma-se uma camada de proteção para uma região de aproximadamente 80 hectares (800.000 m²).
A partir daí, o canhão ultrassônico utiliza gás acetileno. Em paralelo, recorre a um oxigênio em uma câmara de combustão e a explosão de 15.000 joules E 80 dB emite ondas sonoras para o céu.
Posteriormente, tais ondas de choque vão em direção à estratosfera, onde está a camada de ozônio. Nesse percurso, as ondas quebram o granizo. Como resultado, os grãos menores derretem e se transformam em chuva antes de atingirem o solo.
Renault foi a primeira a instalar o sistema contra chuva de granizo
A Renault instalou o seu sistema na fábrica, que fica aproximadamente 30 km dali, no mesmo município. Contudo, ele já foi bastante utilizado na Europa e tem se tornado popular na agricultura, uma vez que protege a lavoura contra as chuvas de granizo. Para implementar esse equipamento, é necessário um investimento de aproximadamente R$ 500.000.
E você, como avalia esse investimento? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: BYD Dolphin 2026 traz novidades inéditas (tem até geladeira)