VW e-Delivery terá versão de 17 toneladas para ser o maior caminhão elétrico nacional
O novo VW e-Delivery 17 inicia a fase de testes no Brasil para ser o maior caminhão elétrico 100% nacional; veja os destaques do modelo
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) coloca em testes, nas próximas semanas, o maior caminhão elétrico 100% desenvolvido no Brasil. O VW e-Delivery 17 vai circular pelas ruas de São Paulo com capacidade para transportar 17,3 toneladas, cerca de 3 toneladas de carga a mais do que o modelo 14 (14,5 toneladas), o que foi possível graças a um projeto otimizado de engenharia, derivado da arquitetura modular flexível do projeto e-Delivery.
“Nosso time concebeu uma arquitetura flexível que imprime velocidade para a construção de novos modelos, facilitando a adaptação e seguindo um novo conceito para veículos elétricos. Essa solução é única e exclusiva no mundo, tendo nos permitido desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”, explica o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes.
Saiba como será o novo VW e-Delivery 17 toneladas
Embora seja o maior caminhão e-Delivery da família, a nova versão mantém as dimensões para operar em zonas de restrição de circulação como veículo urbano de carga (VUC), e traz eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6×2, plataforma de carga mais baixa facilitando a operação de carga e descarga, suspensão a ar integral para maior conforto e rodado duplo em ambos os eixos traseiros.
O veículo traz também uma nova configuração de baterias: quatro packs ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros. O veículo inicia testes em operação nas ruas, com o objetivo de avaliar sua aplicação real com clientes. Esse protótipo chega para atender operações que demandem alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e também a distribuição de bebidas com até oito pallets.
O VW e-Delivery 17 carrega toda a inteligência embarcada que já é característica da família de elétricos da VWCO, com sistemas para a maior eficiência energética e também máxima segurança a bordo.
“Nossos grandes diferenciais em eletromobilidade são o rigor com que nossos produtos são testados e desenvolvidos, os serviços que agregamos para facilitar sua operação, uma rede de concessionários treinada e peças disponíveis para o pós-vendas em todos os mercados em que atuamos”, destaca Roberto Cortes.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.