VW confirma o retorno de SUV icônico ao Brasil

A Volkswagen anunciou, nesta segunda-feira (11) o retorno de seu icônico SUV de sete lugares ao mercado brasileiro.

A Volkswagen anunciou, nesta segunda-feira (11) o retorno de seu icônico SUV de sete lugares ao mercado brasileiro.

Sem relevar detalhes técnicos, versões e preços, a montadora confirma que o VW Tiguan Alspace estará de volta ao Brasil ainda neste ano com novo design e itens exclusivos no segmento. 

Relembre a trajetória do icônico SUV no Brasil e veja a nova geração do VW Tiguan (que não chega agora)

Produzida no México, segunda geração do VW Tiguan chegou ao Brasil em 2018 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Em 15 anos de história no Brasil, o VW Tiguan ficou marcado como uma boa opção para viagens em família e para aqueles que desejavam um SUV com conforto e boa dirigibilidade.

Foram mais de 60 mil unidades vendidas no período.

O Tiguan sempre foi sinônimo de conforto, segurança e dirigibilidade quando falamos de estar em família ou amigos à bordo de um VW. Retomar a comercialização do modelo no Brasil reforça nossa conexão com os apaixonados pela marca e pelo modelo”, ressalta Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

A produção do modelo teve início em 2007, na fábrica principal da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.

O nome remete à força do tigre e à versatilidade da iguana, características que a montadora pretendeu associar aos atributos do SUV que então surgia.

Sua estreia no Brasil ocorreu um ano mais tarde, sendo pioneiro no segmento SUV em relação aos aspectos de segurança, conforto e dirigibilidade.

O Tiguan vinha equipado de série com o motor EA888 2.0 TSI, o sistema de tração 4Motion e diversos itens de segurança, como controles de tração e estabilidade, freios de assistência hidráulica e seis airbags.

Em 2018, a segunda geração – produzida na fábrica de Puebla, no México – trouxe o que todos estava esperando: a terceira fileira de bancos, com nome de Tiguan Allspace.

Com entre-eixos de 2,79m e até 1.870 litros de espaço de carga, o modelo carregava todos os predicados para transportar toda a família com mais conforto e segurança.

Para 2023, o maior SUV da marca chegará “com novo design, novidades exclusivas no segmento e extensa lista de equipamentos”, segundo a Volkswagen, juntando-se aos outros quatro modelos de seu portfólio no segmento.

Ao lado do VW Nivus, do  VW T-Cross, do VW Taos e do VW ID.4, a nova versão do Tiguan Allspace formará uma das linha de SUVs  mais completa do mercado.

E como será a nova versão do VW Tiguan?

Camuflado, VW Tiguan G3 circula em testes na Europa (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Segundo a Volkswagen, mais detalhes sobre a nova versão do icônico SUV serão divulgados “em breve”.

Dada a data anunciada para a volta do modelo, fica descartada a hipótese de que seja o VW Tiguan de terceira geração, que está em desenvolvimento na Europa.

Por lá, o novo Tiguan será lançado somente no ano que vem, com quatro opções de motorização.

Graças à flexibilidade da plataforma MQB, diversos tipos de propulsão são possíveis para o SUV. 

O VW Tiguan G3 será oferecido na Europa com motores turbodiesel (TDI), motores turboalimentados a gasolina (TSI), motores híbridos moderados a gasolina turboalimentados (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). 

A autonomia elétrica dos novos motores híbridos plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores. Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid e o carregamento DC também será possível como padrão pela primeira vez.

Outras características já conhecidas do VW Tiguan G3:

Faróis de matriz IQ.Light HD

O VW Tiguan será um dos primeiros SUVs a estar disponível com faróis de matriz HD opcionais.

A tecnologia de faróis de matriz IQ.Light HD foi desenvolvida em conjunto para o Tiguan e o VW Touareg.

Com base no princípio top-down, a tecnologia de iluminação de um modelo de classe premium será agora utilizada no Tiguan, de tamanho médio.

Novo conceito na cabine

O interior do Tiguan foi renovado, para uma operação intuitiva.

O modelo chega ao mercado com um cockpit recentemente desenvolvido e um novo sistema de infoentretenimento.

Uma tela com diagonal de 15 polegadas exibirá claramente funções importantes como navegação, música e controle de temperatura e pode ser personalizada com acesso rápido. 

Acabamento superior

Materiais de alta qualidade, assentos recentemente desenvolvidos e isolamento acústico eficaz aumentam o conforto no novo Tiguan.

Em particular, em conjunto com um novo “pacote acústico” (opcional), o SUV foi projetado para proporcionar conforto sonoro de classe premium. Os consoles centrais também oferecem mais espaço para armazenamento.

Assentos de classe premium

O Tiguan estará disponível opcionalmente com bancos dianteiros ergoActive.

Entre outras coisas, esses assentos vêm com ajuste pneumático de apoio lombar em quatro direções e uma função pneumática de massagem de pontos de pressão de 10 câmaras nos encostos – características que normalmente são encontradas em modelos de classe premium.

Eles também estão equipados com aquecimento e ventilação dos bancos.

Bagageiro maior

O novo Tiguan cresce cerca de três centímetros em comprimento. As dimensões de altura, largura e distância entre eixos permanecem quase idênticas às da geração anterior.

A capacidade do bagageiro ganha 37 litros, crescendo para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).

Interior do VW Tiguan G3 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O fato de existir uma nova geração pronta para “sair do forno” nos leva a crer que o icônico SUV, que já está sendo chamado de “Novo” Tiguan Allspace pela marca – artifício que já se tornou um vício do mercado – envelhecerá rapidinho no Brasil.

O que certamente não é uma boa notícia para os potenciais compradores do modelo.

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Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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