Nesta quinta (23), a Volkswagen completa 70 anos de atuação em nosso país. Para se manter entre as principais montadoras, a VW confirmou o lançamento de novos carros no Brasil. Confira a seguir:
Novos carros da VW no Brasil
A Volkswagen é umas das mais importantes montadoras de automóveis presentes no Brasil e nesta quinta-feira (23), a fabricante alemã completa nesta 70 anos de atuação em nosso país.
Para fortalecer ainda mais sua posição competitiva, a empresa está realizando um investimento bilionário na América Latina. Desde 2022, a VW iniciou um plano de investimento que deve chegar aos R$ 7 Bilhões até 2026.
VEJA TAMBÉM
O investimento inclui mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização de seus automóveis, um dos pilares fundamentais da Volkswagen mundialmente, que tem meta de ser neutra em carbono até 2050.
Como partes dos investimentos, a VW está lançando 15 novos carros no Brasil, principalmente flex e elétricos. Em 2022, foram lançados o Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track (substituto do Gol) e Gol Last Edition.
Neste ano, outros três novos modelos estão disponíveis ao público: o Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition.
Além destes, a VW já iniciou os testes e apresentações preliminares ao público de modelos 100% elétricos, como o ID.3, ID.4 e ID.Buzz.
Descarbonização é prioridade
A descarbonização é uma das prioridades na estratégia da Volkswagen. A empresa tem o objetivo ser neutra em carbono até 2050, considerando produtos e processos.
Aqui no Brasil, a marca segue a mesma estratégia. Entre as inúmeras ações, inaugurou em 2022 o departamento para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
A montadora também informou que será a primeira fabricante de veículos do País que utilizará gás natural renovável (biometano) em suas fábricas Anchieta e Taubaté.
Ao todo, serão mais de 50 mil m³ diários de biogás, fornecidos pela Raízen, utilizados principalmente no processo produtivo da Pintura das carrocerias das duas fábricas, com uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 comparando com a alternativa fóssil.
Além disso, todas as unidades da Volkswagen do Brasil estão utilizando energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável) ou declarações reconhecidas pelo protocolo GHG (Gases de Efeito Estufa).