VW apresenta ID. LIFE; conheça o conceito crossover compacto
A VW deu mais um passo rumo ao futuro da mobilidade elétrica. Durante o IAA Mobility 2021, os visitantes poderão conferir de perto o conceito ID. LIFE.
A VW deu mais um passo rumo ao futuro da mobilidade. Durante o Salão do Automóvel de Munique (IAA Mobility), os visitantes do estande da marca poderão conferir de perto o conceito ID. LIFE. Com um design de crossover, este veículo busca mostrar como serão os modelos elétricos mais baratos da marca no futuro.
Ele foi oficialmente anunciado pela montadora alemã no último final de semana. O ID. LIFE será mais uma aposta da marca na área da eletrificação. Com a estratégia ACCELERATE, a Volkswagen planeja aumentar sua participação nas vendas de carros deste tipo até 2030. Esta participação seria de 70% no mercado europeu e de pelo menos 50% na América do Norte e na China.
VW apresenta ID. LIFE; conheça o conceito crossover compacto
Em comunicado, Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, conta que este conceito já antecipa como será um futuro carro compacto e acessível da linha elétrica da montadora. (ID.). Seu lançamento está sendo cotado para 2025. Seus preços estariam na casa dos 20 mil euros.
“Ao criar o ID. LIFE, focamos consistentemente nas necessidades dos clientes mais jovens. Acreditamos que, ainda mais do que hoje, o carro do futuro terá tudo a ver com o estilo de vida e a expressão pessoal. Os clientes de amanhã não vão querer simplesmente ir de A para B: eles estarão muito mais interessados nas experiências que um carro pode oferecer. O ID. LIFE é nossa resposta para isso.”, diz Brandstätter.
O ID. LIFE será mais um veículo feito sobre a plataforma modular elétrica da marca (MEB). Como podemos ver nas imagens, ele traz um design pouco vista na linha de elétricos. A sua grade dianteira, por exemplo, é diferente dos demais.
Leia mais: Volkswagen lança plataforma sobre o futuro da mobilidade
Destaque para a divisão horizontal entre a carroceria, superfícies de vidro e o teto. Aliás, este último pode ser removível pelo dono. Sem falar que foi feito de tecido com câmaras de ar incorporadas.
Um outro ponto que merece ser destacado no conceito VW ID. LIFE . Segundo a fabricante, é possível encontrar fragmentos de madeira e um endurecedor com base biológica em camadas transparentes da carroceria. Já o teto foi feito com garrafas PET recicladas. Já o óleo biológico, borracha natural e casca de arroz foram usados nos pneus.
Interior
Do mesmo modo que outras montadoras, a Volkswagen também aposta na experiência dos ocupantes. Principalmente quando se trata de inovações digitais. Este veículo traz um console de videogame e um projetor. No caso, elas seriam projetadas em uma tela que se estenderá quando necessário .
Músicas, filmes e jogos de smartphones poderão ser mostrados nestas telas. Aliás, o uso de smartphone também se torna importante. Isso porque ele pode ser usado para operar o sistema operacional.
Outros detalhes internos do veículo podem ser importantes. Os bancos, por exemplo, possuem design flexível. Tanto os assentos dianteiros quanto os traseiros poderão ser dobrados.
Destaque também para os espelhos retrovisores digitais (do mesmo modo que os carros da Audi) e volante hexagonal – que contará com um painel de toque. Sem falar dos materiais sustentáveis. Estamos falando da madeira usada no painel e nas laterais do banco traseiro. Sem falar do ArtVelours Eco nas superfícies dos bancos e no acabamento das portas.
Conjunto mecânico
A VW também divulgou alguns detalhes sobre seu conjunto mecânico. O ID. LIFE está com um motor elétrico que pode gerar uma potência máxima de 234 cv (172 kW). De acordo com a montadora de Wolfsburg, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Sem falar que possui tração dianteira.
O carro usa uma bateria de alta voltagem. Sua capacidade máxima é de 57 kWh e possui uma autonomia de 400 quilômetros (ciclo WLTP).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.