VW Amarok Highline ou Chevrolet S10 LTZ 2022? Qual picape vale mais a pena?

Chegou o momento de descobrimos quem leva a melhor entre das picapes bastante completas: VW Amarok Highline ou Chevrolet S10 LTZ 2022? 

Qual é a característica mais importante de uma picape? Para alguns, um carro assim precisa ser forte para enfrentar adversidades e na hora do trabalho pesado. Outros dirão que precisam ser confortáveis e confiáveis. Muitas respeitam essas qualidades, principalmente a Volkswagen Amarok e a Chevrolet S10. Ambas possuem motores turbo e equipamentos de série modernos. E chegou o momento de descobrimos quem leva a melhor em versões bastante completas: VW Amarok Highline ou Chevrolet S10 LTZ 2022?

VW Amarok Highline ou Chevrolet S10 LTZ 2022

Como você já deve saber, o mercado de picapes do Brasil é bastante disputado no Brasil desde o começo. Não importa o tamanho ou o preço. Muitas empresas, por exemplo, até preferem este tipo de veículo por conta do espaço na caçamba. Porém, o uso urbano deste tipo de veículo é muito comum também. Boa parte delas possuem um bom espaço interno e, pensando nas mais modernas, trazem um nível tecnológico bastante avançado.

Chevrolet S10 LTZ 2022 (Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

E aqui temos dois exemplos de que este tipo de carro faz sucesso. A Chevrolet S10 está em sua segunda geração por aqui e, atualmente, é a vice-líder do ranking de vendas da categoria. O modelo LTZ (R$ 243.790) é um dos mais caros da linha, mas pode entregar um bom conteúdo de série.

  • Comprimento: 5.361 mm
  • Largura: 1.874 mm
  • Altura: 1.825 mm

Enquanto isso, a Volkswagen Amarok é a irmã maior da Saveiro. Lançada por aqui em 2010, ela ainda não passou por muitas mudanças visuais ao longo dos anos. Apesar de custar mais que a sua adversária, o seu principal destaque da versão Highline V6 (R$ 265.280) é o seu conjunto mecânico poderoso. Suas dimensões são:

  • Comprimento: 5.254 mm
  • Largura: 1.944
  • Altura: 1.825 mm

VW Amarok Highline V6 (Foto: Divulgação/VW do Brasil)

Agora, pensando na distância entre-eixos, temos praticamente um empate (3.096 mm para a S10 e 3.097 mm para a Amarok). Ou seja, as picapes conseguem levar seus passageiros com bastante conforto. Porém, o modelo da VW leva ampla vantagem em outros dois requisitos importantes: capacidade da caçamba (1.280 litros contra 1.061 litros) e na capacidade de carga (1.156 kg contra 1.108 kg).

Motorização

Um confronto de motores turbo diesel. A Chevrolet S10 LTZ traz sob o capô a o propulsor 2.8 turbo. Ele pode gerar uma potência máxima de 200 cv a 3.600 rpm e torque máximo de 51 kgfm a 2.000 rpm. Ela usa uma transmissão automática de seis velocidades. Com este conjunto mecânico, a picape pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.

Enquanto isso, a Volkswagen Amarok possui o veloz motor 3.0 V6 TDI 4MO, que tem potência máxima de 258 cv a 3250-4000 rpm e torque máximo de 59,1 kgfm. Seu câmbio é o automático de oito velocidades. De acordo com a montadora alemã, a velocidade máxima é de 190 km/h e a picape vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Outro componente que ajuda o motorista do veículo é a Tração 4Motion 4×4 permanente. Do mesmo modo, a picape norte-americana também possui tração nas quatro rodas, mas com a possibilidade de ser acionada de acordo com a necessidade do motorista.

Consumo

As duas picapes possuem números de consumo bastante parecidos com de outros modelos da categoria. Porém, a S10 LTZ leva uma boa vantagem sobre sua rival. Segundo dados do Inmetro, ela faz 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.

Já a Amarok pode rodar 8,2 km/l em trechos urbanos e 8,6 km/l em rodovias.

Equipamentos de série

Como foi dito acima, existem compradores de picapes que também prezam por ter mais conforto e segurança. E tanto a Chevrolet S10, quanto a Volkswagen Amarok conseguem oferecer um bom pacote de equipamentos de série bastante interessantes e completos.

A S10 LTZ, por exemplo, traz consigo a possibilidade de ter uma rede Wi-Fi nativa dentro do veículo. Ao lado da central multimídia MyLink e do sistema OnStar, ele mostra que o carro evoluiu bastante.

(Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

Ela ainda vem de fábrica com alerta de colisão frontal com detector de pedestres, alerta de saída de faixa, luz de rodagem diurna em LED, estribos laterais, rack de teto, faróis com acendimento automático, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de tração, controle de estabilidade, direção elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura, faróis de neblina, controle de velocidade descida, ar-condicionado digital, ajustes elétricos para os retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos e volante revestido em couro.

Do mesmo modo, a Amarok Highline V6 também se destaca pelo conforto oferecido. No centro do painel, você encontrará sistema multimídia “Discover Media”. O carro também possui um sistema de ar-condicionado digital dual-zone.

(Foto: Divulgação/VW do Brasil)

O veículo ainda oferece quatro airbags, ABS off-road, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de descida, faróis bixênon com luz de condução noturna, assistente de partida em rampa, direção hidráulica, faróis de neblina com luz estática de conversão, piloto automático,  sensor crepuscular, sistema de frenagem automática, câmera de ré, computador de bordo, vidros com acionamento elétrico, volante multifuncional, sensor de chuva, 4 tomadas de 12V, conexão USB e Aux-In, bancos dianteiros com ajustes elétricos, descansa braço central com porta-objetos, bancos com revestimento parcial em couro, entre outros.

Conclusão

Assim sendo, temos duas picapes que conseguem agradar os mais variados interessados em comprar picapes. Mesmo sendo mais cara, a VW Amarok Highline leva uma boa vantagem sobre a Chevrolet S10 LTZ 2022. Além de ser a única que vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, o seu porte é maior e consegue levar mais coisas na caçamba.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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