VW Amarok 2023 chega em breve com motores diesel, incluindo V6 TDI

Uma das picapes mais importantes do mercado passará por mudanças em breve. A VW confirmou que a nova VW Amarok 2023 será lançada neste ano. Baseada na nova Ford Ranger, a segunda geração do modelo virá totalemente diferente. Tanto o lado externo quanto o lado interno do modelo serão modificados. Já a linha de motores movidos a diesel contará com um poderoso motor V6 TDI.

VW Amarok 2023
VW Amarok 2023 (Foto: Divulgação/VW)

VW Amarok 2023 chega em breve com motores diesel, incluindo V6 TDI

A informação foi divulgada pela própria montadora alemã. De acordo com ela, este lançamento deve ocorrer durante o verão europeu. Ou seja, entre junho e setembro. Já as vendas em alguns mercados começará no final do ano. A  Amarok surgiu originalmente no ano de 2010. Ela já teve mais de 815 mil unidades vendidas desde então. Agora, ela finalmente ganhará uma nova geraçã. A picape será produzida na África do Sul.

VW Amarok 2023
VW Amarok 2023 (Foto: Divulgação/VW)

Mais precisamente na cidade mesma fábrica da nova geração da Ford Ranger. Esta foi mostrada no ano passado. E estes modelos irão ter algumas semelhanças. Afinal, elas irão compartilhar a plataforma e o chassi. Além do motor. Pensando em dimensões, a nova VW Amarok 2023 virá com dez centimetros de comprimento e quatro centímetros de largura a mais. O modelo atual mede 5.254 mm de comprimento e 1.944 mm de largura.

Já o visual externo será totalmente redesenhado. Nos últimos meses, a montadora divulgou alguns teasers sobre o modelo. E um deles mostra que o carro deve trazer grade, faróis e para-choque totalmente novos. O conjuto óptico estará separado por uma barra cromada. Ainda não há informações se o carro receberá uma barra de luz na região da grade. O carro ainda conta com vários detalhes em plástico.

VW Amarok 2023
VW Amarok 2023 (Foto: Divulgação/VW)

Enquanto isso, o lado interno também deve ser mudado. Os primeiros esboços da nova VW Amarok 2023 mostram que ele terá detalhes internos bastante próximos dos veículos já existentes. Sem falar que o carro irá chegar ao mercado como novos sistemas de assistência à condução e de conectividade. Algo que já pode ser visto em novos lançamentos da marca da Alemanha, como a oitava geração do Golf e do Taos.

Motorização

VW Amarok atual (Foto: Divulgação/VW)

A montadora ainda não divulgou quais serão os motores desta nova VW Amarok 2023. Isso deve acontecer mais para frente. No entanto, Lars Menge, chefe de marketing de produtos da Volkswagen Commercial Vehicles deu uma pista do que pode vir pro aí. De acordo com ele, os motores a diesel TDI continuarão. Os fãs também podem esperar por uma versão com o motor V6 TDI.

“Em termos de sistema de acionamento, continuamos a usar motores diesel TDI altamente eficientes para a nova Amarok”, diz Lars Menge, chefe de marketing de produtos da Volkswagen Commercial Vehicles. “E haverá um poderoso V6 TDI disponível no futuro também, além de outras unidades de potência específicas em cada caso para o mercado. Ou seja, dependendo do mercado, o Amarok avançará com eficiência e potência como um veículo a diesel ou a gasolina.”

Vale lembrar que o modelo vendido no Brasil atualmente já possui duas versões com um propulsor bastante poderoso. Estamos falando do V6 3.0 Turbodiesel, que gera 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque. Além disso, estão sendo oferecidas duas versões com o  2.0 TDI biturbo. Este pode gerar uma potência de 180 cv.

Com informações de Volkswagen Commercial Vehicles

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar